A percepção de gênero e ambiente das (os) estudantes da comunidade quilombola de Mata Cavalo

Autores

  • Elizete Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Regina Aparecida da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michelè Tomoko Sato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4728

Palavras-chave:

Ambiente, Gênero, Jovens Quilombolas.

Resumo

Os quilombos no Brasil são marcados por lutas pelo seu território e por direitos sociais, e se configuram como espaço de construção de identidades, e expoentes da cultura afro-brasileira e de enfrentamento as agruras de um mundo ocidental, branco, machista e capitalista. E as mulheres negras quilombolas da comunidade Mata Cavalo que sofrem tanto com a expropriação da terra, com o racismo e o machismo, se mostram a frente da luta pela posse da terra, pelo direito de viver sua cultura e pela construção de uma identidade feminina quilombola. As mulheres da comunidade quilombola de Mata Cavalo não fogem a luta pelo seu território, que está imbricadamente vinculado a sua identidade, ambiente e vida. Esta pesquisa busca compreender a percepção socioambiental na relação Gênero e Ambiente, tendo como sujeitos de pesquisa as e os jovens estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda localizada na Comunidade Negra Rural Quilombo de Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. A metodologia para a compreensão de tal fenômeno, esta alçada no Estudo de Caso a partir da especificidade do grupo escolhido e de descrições densas das relações de gênero e ambiente através da percepção dos jovens. Realizou-se entrevistas com 11 jovens, e uma oficina temática com bonecas étnicas. Esperamos que essa pesquisa possa colaborar para ampliar a visibilidade da luta das jovens mulheres quilombolas e que possa contribuir com proposições de educação mais inclusiva, significativa e regionalizada. Palavras-chaves: Ambiente. Gênero. Jovens Quilombolas.

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Biografia do Autor

Elizete Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista CNPq.

Regina Aparecida da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Orientadora no Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação - UFMT. Coordenadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Arte

Michelè Tomoko Sato, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª. Drª. em Ciências. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituo de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vice-coordenadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA.

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Publicado

2015-11-23

Como Citar

dos Santos, E. G., da Silva, R. A., & Sato, M. T. (2015). A percepção de gênero e ambiente das (os) estudantes da comunidade quilombola de Mata Cavalo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 148–163. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4728