Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará <BR> Environmental education based on the value of regional culture of Pará state

Autores

  • Letícia Magalhães da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Sarah Suely Alves Batalha Universidade do Estado do Pará
  • Neriane Nascimento da Hora Universidade do Estado do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3980

Palavras-chave:

Educação ambiental, Histórias em Quadrinhos, Concepções

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.

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Publicado

2014-01-13

Como Citar

Silva, L. M. da, Batalha, S. S. A., Hora, N. N. da, & Pontes, A. N. (2014). Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará <BR> Environmental education based on the value of regional culture of Pará state. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 290–303. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3980

Edição

Seção

Artigos