LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UM JORNAL BRASILEIRO

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.
  • Maria Lúcia Castagna Wortmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Iara Tatiana Bonin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3493

Resumo

O estudo envolveu a análise de 55 exemplares do suplemento Nosso Mundo Sustentável, do jornal Zero Hora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil no período de janeiro de 2010 a março de 2011. Este suplemento possui, à época, o patrocínio da Companhia Souza Cruz, líder de vendas no mercado brasileiro de cigarros e subsidiária do grupo internacional British American Tobacco. Deste corpus, foram selecionadas 20 reportagens que dão destaque à construção de um mundo sustentável. Sob inspiração de Zygmunt Bauman (2008) e Bruno Latour(2001), entre outros autores dos Estudos Culturais de Ciência e Tecnologia, o estudo teve como objetivo discutir a noção de sustentabilidade proposta neste suplemento e, para tal, foram formuladas as seguintes questões: quais ações são propostas para o desenvolvimento de uma consciência ecologicamente sustentável? Como a questão da sustentabilidade é inserida, através da mídia escrita, no cotidiano das pessoas? De que formas as instituições gaúchas são convocadas a se engajar nesta grande questão mundial? Quais ações, proposições, atitudes, valores são vinculados à noção de sustentabilidade ambiental? Cabe registrar o papel constitutivo que as produções midiáticas têm na vida das sociedades contemporâneas e a sua participação na produção de sujeitos ecologicamente corretos, capazes de assumir condutas sustentáveis. Observou-se que, em inúmeras reportagens, a sustentabilidade é representada como uma oportunidade para que se repensem modelos de negócios, bem como processos e tecnologias de produção e os próprios produtos deles decorrentes, tal como salientou Susan Svoboda, uma das criadoras do Green Transformation Lab, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo (28/12/2010). Nesse suplemento jornalístico ensina-se a refrescar a casa sem esquentar o planeta; a fazer sapatos reciclados; a proteger mananciais de água; a redecorar os espaços, criando Oasis em meio a desertos de escritórios; a reciclar garrafas pet e a reorganizar a vida cotidiana para evitar descarte, sem deixar de consumir. Ou seja, as proposições tanto direcionam-se a práticas individuais, quanto coletivas. Neste caso, ensinam-se os pecuaristas a reduzirem o impacto da criação de gado; estimula-se uma população local a utilizar recursos públicos para proteger áreas verdes, ou a fazer uso de créditos do mercado de carbono. Além disso, o suplemento convoca celebridades brasileiras a lançarem-se na defesa de causas ambientais, seguindo uma tendência mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.

Doutor em Linguística e Letras, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA, Canoas, RS, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, RS.

Iara Tatiana Bonin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA, Canoas, RS.

Downloads

Publicado

2013-04-16

Como Citar

Kirchof, E. R., Wortmann, M. L. C., & Bonin, I. T. (2013). LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UM JORNAL BRASILEIRO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3493