O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES

Autores

  • Carlos Shiley Domiciano Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3132

Palavras-chave:

Capital Social, Educação Ambiental, Empoderamento, Cidadania.

Resumo

Este trabalho visa apresentar o capital social e a educação ambiental como dois elementos que podem, por meio de seu emparelhamento, dar uma importante contribuição para o fortalecimento de ações desenvolvidas em comunidades que enfrentam dificuldades com problemas socioambientais. O capital social, quando combina atitudes de confiança e condutas de solidariedade das pessoas para a sua organização e a educação ambiental, ao propiciar o conhecimento da sua realidade, permitindo o exercício da cidadania e participação social. A junção desses marcos conceituais foi realizada mediante uma revisão bibliográfica e da análise do material didático do PROBIO – Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (UnB - Universidade de Brasília/MMA - Ministério do Meio Ambiente), a partir das quais possibilitou-se constatar que o capital social e a educação ambiental constituem-se em estruturas fundamentais para o empoderamento de grupos sociais menos assistidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Shiley Domiciano, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás.

1Mestre em Agronegócios. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. Doutorando em Ciências Ambientais, PRPPG/CIAMB da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Domiciano, C. S. (2012). O CAPITAL SOCIAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ELEMENTOS CATALISADORES DE EMPODERAMENTO EM COMUNIDADES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3132