Processo de Educação Ambiental em estudos interdisciplinares prático-teóricos
DOI:
https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16649Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Protagonismo Juvenil, Políticas PúblicasResumo
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou desenvolver um diagnóstico ambiental participativo e interdisciplinar em uma microbacia urbana (córrego da Manga), baseado no método VERAH (vegetação, erosão, resíduos, água e habitação), com alunos e professores de uma escola pública de Várzea Grande/MT. O tema água foi foco do trabalho, que incluiu análises da qualidade da água e microrganismos aquáticos no córrego. O estudo integrou as práticas de campo e laboratório com os componentes curriculares e com a realidade socioambiental dos alunos, em consonância com as políticas públicas estadual e federal, com os ODS e Documentos de Referências Curriculares Nacional e Estadual. Verificou-se importantes avanços na escola com o desenvolvimento deste trabalho, mas também lacunas e contradições no sistema educacional que dificultam a interdisciplinaridade e projetos conjuntos e integrados.
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