Narrativas de ressignificação: o processo dialógico na produção audiovisual com moradores de rua no centro do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11403

Palavras-chave:

população em situação de rua, cotidiano, produção de não-existência

Resumo

Este artigo narra a experiência de produção de um documentário sobre pessoas em situação de rua na Cidade do Rio de Janeiro. Em 2018, encontramos grupos de pessoas instaladas nas calçadas, sob as marquises das principais avenidas do Centro. Entrevistamos três famílias que se tornaram protagonistas do filme, atualmente em fase de montagem. Ao longo dos vários encontros com estas pessoas, na escuta dos relatos, na captura das imagens, emergiram entrecruzamentos de histórias e memórias. Essa construção de um diálogo no processo de produção audiovisual, com interlocutores historicamente silenciados e invisibilizados, promoveu questionamentos por parte dos realizadores, uma desconstrução dos estereótipos que fundamentam nossa percepção dos conceitos de família, casa, direitos e realidades, em um outro cotidiano ao mesmo tempo próximo e distante.

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Biografia do Autor

Mailsa Carla Pinto Passos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ, graduada em Letras, Mestre em Educação pela UERJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio, Área Currículo e Cotidiano

Jean-Christophe Houzel, Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Biologia Celular e Fisiologia (Rennes), mestre em Neurofisiologia (Paris), PhD em Neurociências (Paris, 1995) com sanduíche no Institut d´Anatomie (Lausanne), e pós-doc no Max-Planck Institut für Hirnforschung (Frankfurt). É Professor de neurociências e diretor adjunto de Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Pinto Passos, M. C., & Houzel, J.-C. (2020). Narrativas de ressignificação: o processo dialógico na produção audiovisual com moradores de rua no centro do Rio de Janeiro. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 411–429. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11403

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)