Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileira<br>Pedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileña<br>Pedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8955Palabras clave:
Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.Resumen
Este ensaio emerge em meio a comemoração dos cinquenta anos da primeira edição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e busca levantar contribuições do autor para pensar e transformar o contexto atual de retrocessos no campo dos direitos fundamentais e das políticas sociais, decorrente da ascensão de um governo neoliberal e neoconservador. Inicialmente, buscamos compreender o contexto concreto que Paulo Freire escreveu a Pedagogia do Oprimido, suas influências e relações sociais no Brasil e no Chile, tensionando presente e passado. Na segunda parte, situamos o campo da Educação Ambiental em tempos de retrocesso, evidenciando a necessidade de construção de um discurso contra hegemônico e de resistência. Por fim, apontamos contribuições freirianas para a atualidade político-pedagógica em diálogo com a Educação Ambiental crítica. Sugerimos uma Pedagogia da Coletividade para iluminar alternativas de enfrentamento e superação dos desafios que se apresentam no tempo presente. Este ensayo emerge en medio a la conmemoración de los cincuenta años de la primera edición de la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, y busca levantar contribuciones del autor para pensar y transformar el contexto actual de los retrocesos en el campo de los derechos fundamentales y de las políticas públicas, decurrente de la ascensión de un gobernó neoliberal y neoconservador. Inicialmente, buscamos comprender el contexto concreto que Paulo Freire escribió la Pedagogía del Oprimido, sus influencias y relaciones sociales en Brasil y en Chile, tensionando el presente y el pasado. En la segunda parte, ubicamos el campo de la Educación Ambiental en tiempos de retroceso, evidenciando la necesidad de construcción de un discurso contrahegemónico y de resistencia. Al final, apuntamos contribuciones freirianas para la actualidad político-pedagógica en diálogo con la Educación Ambiental crítica. Sugerimos una Pedagogía de la Colectividad para iluminar alternativas de enfrentamiento y superación de los retos que se presentan en el tiempo presente. This paper comes up in the commemoration of fifty years of the first edition of Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed, and seeks to raise the author’s contributions to think and transform the current context of setbacks in the field of fundamental rights and social policies, arising from the rise of a neoliberal and neoconservative government. Initially, we sought to understand the concrete context Paulo Freire wrote the book Pedagogy of the Oppressed, its influences and social relations in Brazil and Chile, tensing present and past. In the second part, we locate the field of Environmental Education in times of retrocession, evidencing the need to construct a discourse of resistance. Finally, we point out Freire’s contributions to the present political-pedagogical in dialogue with critical Environmental Education. We suggest a Pedagogy of Collectivity to illuminate alternatives of coping and overcoming the challenges that present themselves in the present time.Descargas
Citas
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