A abordagem da Educação Ambiental na Educação Profissional publicizada na REMEA<br>The Environmental Education Approach in Professional Technical Education published in REMEA<br>El enfoque de la Educación Ambiental en la Educación Profesional publicada en la REMEA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8571Palabras clave:
Educação Ambiental. Educação Profissional Técnica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.Resumen
Este artigo é baseado em um levantamento das produções da Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) realizado com a intenção de verificar a presença de artigos que discutem a Educação Ambiental nos níveis da educação formal, em especial, na Educação Profissional Técnica, em nível médio. Para tal, foi realizado um recorte das edições de 2013 a 2018, considerando a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, que determinou a abordagem da Educação Ambiental em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, de maneira contínua e permanente, portanto na Educação Profissional Técnica. A metodologia consistiu na averiguação dos títulos e resumos que evidenciassem a temática ambiental abordada no campo educacional formal, envolvendo estudantes, com foco na Educação Profissional Técnica, e revelou uma baixa produção científica nesta área. This article is based on a survey of the productions of the brazilian magazine Revista do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) carried out with the intention of verifying the presence of articles that discuss Environmental Education in the levels of formal education, especially in Professional Technical Education, at secundary school. To this end, a review was made of the editions from 2013 to 2018, considering the publication of the National Curricular Guidelines for Environmental Education, which determined the approach of Environmental Education in all phases, stages, levels and modalities, in a continuous and permanent manner, therefore in Technical Professional Education. The methodology consisted in the investigation of the titles and summaries that evidenced the environmental theme addressed in the formal educational field, involving students, focusing on Technical Professional Education, and revealed a low scientific production in this area. Este artículo fue hecho a partir de un levantamento de las producciones de la Revista de Maestria en Educación Ambiental (REMEA) y realizado con la intención de verificar la presencia de artículos que discutiesen la Educación Ambiental en la educación formal, en especial, en la Educación Profesional Técnica , con enfasis en la educación secundária. Para tanto, fue hecho un recorte de las ediciones de 2013 a 2018, considerando a publicación de las Diretrizes Curriculares Nacionais para la Educación Ambiental., fecha cuándo quedó determinado que la Educación Ambiental deveria ser desenvuelta en todas las fases, etapas, niveles y modalidades, de forma continua y permanente, portanto, en la Educación Profesional y Técnica. Para desenvolver este trabajo fueran levantados los títulos y resumenes que apuntasen la temática ambiental, envolviendo estudiantes, abordada en el âmbito de la Educación Profesional Técnica. Fue indentificado una baja producción científica en esta área.Descargas
Citas
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