Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental<br>Current public policies in Brazil: the silence of environmental education<br>Políticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental

Autores/as

  • Taís Cristine Ernst Frizzo
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8567

Palabras clave:

educação ambiental, políticas educacionais, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

Nosso objetivo foi analisar a construção de políticas de educação ambiental, que desde o final dos anos1980 viveu uma expansão na categoria de objeto contemplado por diversas políticas públicas, mas que tem sido preterida pelas políticas de educação nos últimos anos. O argumento apresentado mostra a exclusão da educação ambiental dos principais documentos que embasam e regulam as escolas no momento atual. Realizamos uma análise do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados mostraram o silenciamento da educação ambiental nessas que são as principais peças legais das políticas educacionais dos anos recentes. Concluímos, concordando com outros autores, que essas políticas elegeram conceitos do discurso ambiental global como desenvolvimento sustentável, em detrimento da noção de educação ambiental. The objective was to analyze the construction of policies of environmental education. In the late 1980s the theme has experienced an expansion in the category of object contemplated by several public policies, but has been neglected by education policies in recent years. The argument presented shows the exclusion of environmental education from the main documents that regulate schools at the present time. We conducted an analysis of the National Education Plan and the National Curricular Common Base. The results showed the silencing of environmental education in these, which are the main educational policy laws in recent years. We conclude, in agreement with other authors, that these policies elected concepts of global environmental discourse as sustainable development to the detriment of the notion of environmental education. Nuestro objetivo fue analizar la construcción de políticas de educación ambiental, que ha sido preterida por las políticas de educación en Brasil en los últimos años. El argumento presentado muestra la exclusión de la educación ambiental de los principales documentos que regulan las escuelas en el momento actual. Realizamos un análisis del Plan Nacional de Educación y de la Base Nacional Común Curricular. Los resultados mostraron el silenciamiento de la educación ambiental en los principales instrumentos legales de las políticas educativas hoy. Concluimos, concordando con otros autores, que esas políticas eligieron conceptos del discurso ambiental global como desarrollo sostenible, en detrimento de la noción de educación ambiental.

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Biografía del autor/a

Taís Cristine Ernst Frizzo

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Doutora em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-11-26

Cómo citar

Frizzo, T. C. E., & Carvalho, I. C. de M. (2018). Políticas públicas atuais no Brasil: o silêncio da educação ambiental<br>Current public policies in Brazil: the silence of environmental education<br>Políticas públicas actuales en Brasil: el silencio de la educación ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (1), 115–127. https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8567

Número

Sección

Artigos