A construção ontológica do campo da Educação Ambiental: 30 questões fundamentais ao debate<br>The ontological construction of the field of Environmental Education: 30 fundamental issues to debate<br>La construcción ontológica del campo de la Educación Ambiental: 30 cuestiones fundamentales al debate
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.8224Palabras clave:
Educação Ambiental, Fundamentos da Educação, OntologiaResumen
Elaborar perguntas bem estruturadas e coerentes é fundamental quando se pensa em metodologia e objetivos de pesquisa. O objetivo deste artigo foi o de discutir as inquietações formuladas por doze pesquisadores do campo da Educação Ambiental, entrevistados por Arias-Ortega (2013), e colocá-las em forma de perguntas. As indagações resultaram em um conjunto de 30 questões provocadoras que demandam aprofundamento teórico e olhar crítico para compreender suas origens e os argumentos dos entrevistados. Organizadas em quatro categorias, as perguntas foram elaboradas em um contexto de reflexão sobre a constituição ontológica do campo da Educação Ambiental e estimulam reflexões mais aprofundadas sobre questões fundamentais, como o resgate de conceitos básicos, a ponderação sobre metas e caminhos a serem tomados, a identificação de conquistas e a consideração de novas estratégias para o campo. Elaborating well structured and coherent questions is fundamental when thinking about methodology and research objectives. The objective of this article was to discuss the concerns raised by twelve researchers from the field of Environmental Education, interviewed by Arias-Ortega (2013), and put them in the form of questions. The inquiries resulted in a set of 30 provocative questions that demand theoretical deepening and a critical look to understand their origins and the interviewees' arguments. Organized in four categories, the questions were elaborated in a context of reflection on the ontological constitution of the field of Environmental Education and stimulate more in-depth reflections on fundamental questions, such as the rescue of basic concepts, consideration of goals and paths to be taken, identification of achievements and consideration of new strategies for the field. Elaborar preguntas bien estructuradas y coherentes es fundamental cuando se piensa en metodología y objetivos de investigación. El objetivo de este artículo fue el de discutir las inquietudes formuladas por doce investigadores del campo de la Educación Ambiental, entrevistados por Arias-Ortega (2013), y colocarlas en forma de preguntas. Las indagaciones resultaron en un conjunto de 30 cuestiones provocadoras que demandan profundización teórica y mirada crítica para comprender sus orígenes y los argumentos de los entrevistados. Organizadas en cuatro categorías, las preguntas fueron elaboradas en un contexto de reflexión sobre la constitución ontológica del campo de la Educación Ambiental y estimulan reflexiones más profundas sobre cuestiones fundamentales, como el rescate de conceptos básicos, la ponderación sobre metas y caminos a ser tomados, identificación de conquistas y la consideración de nuevas estrategias para el campo.Descargas
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