Educação Ambiental e Participação: a necessária atuação nos fóruns de gestão ambiental<br>Educación Ambiental y Participación: la necesaria actuación en los foros de gestión ambiental<br>Environmental Education and Participation: the necessary action in the environmental management forums
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7747Palabras clave:
Educação Ambiental, Participação e Cidadania, Cidadania Ambiental, Democracia e Ambiente.Resumen
O trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção socioambiental e o conhecimento de formas de participação política de alunos de uma Escola Estadual localizada na Baixada Fluminense. Também apresenta reflexões sobre a Educação Ambiental no processo de estímulo à participação social nos fóruns de gestão ambiental. A partir de dois questionários (aberto e semiaberto) foi identificado que os discentes, apesar de serem capazes de apontar problemas em sua localidade, desconhecem tais espaços de participação, havendo certo distanciamento em relação as políticas públicas ambientais. O caminho para a mudança social e ambiental pode não ser tão claro, porém certamente passará pela Crítica (o conhecimento de causa), passo inicial para reverter a situação, e passará pela Participação (início da ação) da sociedade, exatamente nos espaços de tomada de decisão política. El trabajo tuvo como objetivo diagnosticar la percepción socioambiental y el conocimiento de formas de participación política de alumnos de una Escuela Estatal ubicada en la Baixada Fluminense. También presenta reflexiones sobre la Educación Ambiental en el proceso de estímulo a la participación social en los foros de gestión ambiental. A partir de dos cuestionarios (abierto y semiabierto) fue identificado que los discentes, a pesar de ser capaces de apuntar problemas en su localidad, desconocen tales espacios de participación, habiendo cierto distanciamiento con relación a las políticas públicas ambientales. El camino para el cambio social y ambiental puede no ser tan claro, pero ciertamente pasará por la Crítica (el conocimiento de causa), paso inicial para revertir la situación, y pasará por la participación (inicio de la acción) de la sociedad, exactamente en los espacios de toma de decisión política. The objective of this study was to diagnose the socioenvironmental perception and the knowledge of forms of political participation of students of a State School located in the Baixada Fluminense. It also presents reflections on Environmental Education in the process of stimulating social participation in environmental management forums. From two questionnaires (open and semi-open) it was identified that, although they are able to point out problems in their locality, they do not know about such spaces of participation, with some distance from public environmental policies. The path to social and environmental change may not be so clear, but it will certainly go through Criticism (the knowledge of the cause), an initial step to reverse the situation, and will go through Participation (beginning of action) decision-making.Descargas
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