A previsão do controle social pela participação nas políticas públicas: uma análise a partir dos documentos oficiais que tratam sobre a Educação Ambiental<br>A prediction of social control by participation in public policies: an analysis from official documents that deal with Environmental Education<br>La previsión del control social por la participación en las políticas públicas: un análisis a partir de los documentos oficiales que tratan sobre la Educación Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7120Palavras-chave:
Controle, Documentos, Educação Ambiental.Resumo
Este artigo aborda a possibilidade do controle social por meio da participação nas políticas públicas socioambientais no Brasil e para tanto se examinam alguns documentos oficiais que tratam sobre a Educação Ambiental. Traz contribuição ao campo da Educação Ambiental porque se propõe a estabelecer relação entre controle social e Educação Ambiental a partir de documentos oficiais de âmbito nacional e internacional. Trata-se de pesquisa qualitativa, esteado por teoria de abordagem crítica, instrumentalizado por revisão bibliográfica e exame documental, que resultou na compreensão de que os documentos que tratam sobre a Educação Ambiental possibilitam o controle social por meio da participação nas políticas públicas socioambientais no Brasil e que os documentos oficiais que atribuem conteúdo à Educação Ambiental harmonizam-se com esta possibilidade. This article discusses the possibility of social control through participation in social and environmental public policies in Brazil and for this purpose we examine some official documents that deal with Environmental Education. It contributes to the field of Environmental Education because it proposes to establish a relationship between social control and Environmental Education from official documents of national and international scope. It is a qualitative research, based on a critical approach theory, instrumented by bibliographic review and documentary examination, which resulted in the understanding that the documents that deal with Environmental Education make possible the social control through the participation in social and environmental public policies in Brazil And that the official documents that attribute content to Environmental Education harmonize with this possibility. Este artículo aborda la posibilidad del control social a través de la participación en las políticas públicas socioambientales en Brasil y para tanto se examinan algunos documentos oficiales que tratan sobre la Educación Ambiental. Trae contribución al campo de la Educación Ambiental porque se propone a establecer relación entre control social y Educación Ambiental a partir de documentos oficiales de ámbito nacional e internacional. Se trata de una investigación cualitativa, esteado por teoría de enfoque crítico, instrumentalizado por revisión bibliográfica y examen documental, que resultó en la comprensión de que los documentos que tratan sobre la Educación Ambiental posibilitan el control social por medio de la participación en las políticas públicas socioambientales en Brasil Y que los documentos oficiales que atribuyen contenido a la Educación Ambiental se armonizan con esta posibilidad.Downloads
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