Sobre a socialização dos jovens modernos: breve discussão entre conceitos da Sociologia, da Psicologia Social e Histórico-Cultural<br>About the socialization of modern youth: a brief discussion between concepts of Sociology, Social and Cultural-Historical Psychology

Autores/as

  • Elena Volkova
  • Victoria Dmitrieva
  • Olga Mikhalyuk
  • Tatiana Vereitinova
  • Patrícia Wazlawick
  • Ricardo Schaefer
  • Jusélia Paula da Silva
  • Patrícia Salles

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.6203

Palabras clave:

jovens, socialização, Eu lógico-histórico

Resumen

Trata-se de uma breve revisão teórica, buscou-se por identificar os principais aspectos conceituais sobre a socialização dos jovens contemporâneos, o ponto de articulação teórica com enfoque na Sociologia, Psicologia social e histórico-cultural, remete-se ao conceito de “socialização de pessoas”, no sentido de “constituição do sujeito”, observando o movimento dialético que existe entre objetividade e subjetividade. Neste sentido, compreende-se um sujeito que está sempre em relação, e passa a ser também produtor desses movimentos, como uma síntese inacabada, aberta e em constante movimento. Ressalta-se a construção da identidade como a realização de si mesmo através das práticas sociais, indivíduo-sociedade, e de como ele apreende os parâmetros sociais para ele passados, de forma a contribuir na ordem do convívio social e no desenvolvimento de seu Eu lógico-histórico, orientado a partir das diretivas de seu potencial, de seu projeto de natureza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elena Volkova

Professor, PhD, Doctor of Science in Psychology . Saint-Petersburg State University, Russia.

Victoria Dmitrieva

Associate Professor, PhD in Psychology. Saint-Petersburg State University, Russia.

Olga Mikhalyuk

Saint-Petersburg State University, Russia.

Tatiana Vereitinova

MPhil in Social and Political Sciences. Saint-Petersburg State University, Russia.

Patrícia Wazlawick

Doutora em Psicologia (UFSC); Mestre em Psicologia (UFPR); graduada em Musicoterapia (FAP-PR). Especialização Lato Sensu em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo-Rússia.

Ricardo Schaefer

Mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorando em Administração pela UFSM. Editor da Revista Performance Líder e Coordenador de Formação Empreendedora e Liderança (FOIL) da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). E-mail: coordfoil@faculdadeam.edu.br

Jusélia Paula da Silva

Bibliotecária Faculdade Antonio Meneghetti-AMF. Editora Gerente Revista Saber Humano. E-mail: jju_paula@hotmail.com

Patrícia Salles

Acadêmica do curso Bacharelado em Ontopsicologia, Faculdade Antonio Meneghetti-AMF. E-mail: gbspatricia@hotmail.com

Citas

Aranha, M. L. de A.; Martins, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1993.

Bakhtin, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. Introdução e tradução do russo de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Bock, Ana M. B.; Gonçalves, Maria Graça M.; Furtado, Odair. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

Durkheim, Émile. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

Furtado, Janaína R. Grafiteiros na rota das cidades in-visíveis: cidades, encontros e narrativas no tempo do pesquisar. In: Zanella, Andréa V., Maheirie, Kátia. (Orgs.). Diálogos em psicologia social e arte. Curitiba: Editora CRV. p. 171-183, 2010.

Gardner, Howard; Davis, Katie. La geneación APP. Cómo los jóvenes gestionan su identidade, su privacidad y su imaginación en el mundo digital. Buenos Aires: Paidós, 2014. Disponível em: http://static0.planetadelibros.com/libros_contenido_extra/28/27919_La%20generacion%20app.pdf . Acesso: 05.03.16.

Giddens, Anthony. Sociologia. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

Keske, Humberto Ivan. Dos sujeitos enunciadores e seus contextos dialógicos: Bakhtin e seu outro. Trabalho apresentado no IV Encontro de Pesquisa da Intercom – XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Porto Alegre, 2004. Disponível: http://portal.eusoufamecos.net/dos-sujeitos-enunciadores-e-seus-contextos-dialogicos-bakhtin-e-seu-outro/. Acesso: 03.02.16.

Maheirie, K. Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 147-153, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n2/v8n2a15. Acesso: 10.03.16.

Maheirie, Kátia (2002). Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, São Paulo, v. VII, n.13, p. 31-44, jan./jun. Disponínel em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/inter/v7n13/v7n13a03.pdf . Acesso em: 10.03.16.

Marx, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia alemã. Teses sobre Feuerbach. 9. ed. São Paulo: Centauro, 2006. (Publicado originalmente em 1846).

Meneghetti, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2010.

Meneghetti, Antonio. Os jovens e a ética ôntica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

Pino, A. As marcas do humano. Às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vygotski. São Paulo: Cortez, 2005.

Sacristán, J. Gimeno; Gómez, A. I. Pérez. (1998). Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed.

Sartre, J-P. Questão de método. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

Setton, Maria da Graça Jacintho (2011). Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 711-724, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a03v37n4.pdf . Acesso: 12.04.16.

Sobral, Adail. Filosofias (e filosofia) em Bakhtin. In: Brait, Beth. (Org.). Bakhtin. Conceitos-chave. 2. ed. São Paulo: Contexto. p. 123-150, 2005.

Vygotski, Lev S. Pensamiento y palabra. In: Vygotski, Lev. Obras Escogidas II. Madrid: Visor Distribuiciones, 1992.

Vygotski, Lev S. (2000). Manuscrito de 1929. Revista Educação & Sociedade. Trad. brasileira do russo. Campinas: Cedes, 71, p. 21-45. (Originalmente publicado em 1929).

Vygotski, Lev S. La imaginación y el arte en la infancia. 6. ed. Madrid: Ediciones Akal, 2003. (Originalmente publicado em 1930).

Vygotski, Lev Semionovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. p. 103-117. In: Vygotski, Lev S.; Luria, Alexander Romanovich; Leontiev, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988.

Zanella, A. V. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia & Sociedade, 17, 99-104, 2005.

Zanella, Andréa V. “A Ideologia Alemã”. Resgatando os pressupostos epistemológicos da abordagem Histórico-Cultural. Revista Psico, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 187-194. 1995.

Publicado

2016-10-14

Cómo citar

Volkova, E., Dmitrieva, V., Mikhalyuk, O., Vereitinova, T., Wazlawick, P., Schaefer, R., … Salles, P. (2016). Sobre a socialização dos jovens modernos: breve discussão entre conceitos da Sociologia, da Psicologia Social e Histórico-Cultural<br>About the socialization of modern youth: a brief discussion between concepts of Sociology, Social and Cultural-Historical Psychology. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 331–343. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.6203

Número

Sección

Seção Especial (FINALIZADO)