Atuação do enfermeiro na educação ambiental e a relação com a sua formação acadêmica

Autores/as

  • Débora Aparecida Silva Santos Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis
  • Michele Salles da Silva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4647

Palabras clave:

Educação ambiental, Enfermeiro, Formação.

Resumen

O estudo objetiva analisar a relação do preparo do enfermeiro na realização de educação ambiental, de acordo com sua formação acadêmica, na atenção básica em um município no interior do estado de Mato Grosso-MT, no ano de 2013. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, de campo e não experimental, respeitando os aspectos éticos legais da pesquisa com seres humanos. Foi aplicado um questionário a 28 enfermeiros atuantes na rede de atenção básica de saúde, que afirmaram, em sua maioria, terem contato com disciplinas relacionando saúde e meio ambiente durante a graduação, porém os que negaram, demonstraram a necessidade unânime de capacitação sobre a temática abordada. Espera-se com este estudo refletir sobre as atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo enfermeiro na atenção básica, bem como a intensificação dessa temática nas universidades.

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Biografía del autor/a

Débora Aparecida Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais e da Saúde. Docente. Curso de Enfermagem, UFMT/CUR.

Michele Salles da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Saúde Coletiva, UFMT; Doutoranda em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande; Docente, Assistente I, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, Rua Pinheiros nº113, Coophalis, Rondonópolis-MT, Brasil,

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Publicado

2014-12-29

Cómo citar

Silva Santos, D. A., & Silva, M. S. da. (2014). Atuação do enfermeiro na educação ambiental e a relação com a sua formação acadêmica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 127–139. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4647

Número

Sección

Artigos