A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental

Autores/as

  • Leirí Valentin Unesp-Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4630

Palabras clave:

Educação Ambiental. Formação continuada de professores. Teoria Crítica.

Resumen

Este trabalho é um ensaio teórico fundamentado em pesquisas que analisam a formação continuada de professores em nosso país, principalmente em Educação Ambiental. A discussão contextualiza a crise ambiental da sociedade moderna e a importância da dimensão política nos processos de formação continuada de professores em Educação Ambiental tendo como referencial epistemológico e filosófico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. De um modo geral, a formação continuada tem conduzido o professor a um trabalho alienado que não lhe dá prazer, expropriando-o de desenvolver sua capacidade de pensar e planejar. A Educação Ambiental abre perspectivas para uma educação política que resgata o debate ambiental pautado no esclarecimento, na conscientização e na emancipação.

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Biografía del autor/a

Leirí Valentin, Unesp-Rio Claro

Doutoranda em Educação na Unesp-Rio Claro

Citas

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Publicado

2014-12-29

Cómo citar

Valentin, L. (2014). A dimensão política na formação continuada de professores em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 58–72. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4630

Número

Sección

Artigos