EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP

Autores/as

  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.
  • Edson do Carmo Inforsato Universidade Estadual Paulista/UNESP.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3517

Palabras clave:

Crise Ambiental, Educação Ambiental, Formação de Professores.

Resumen

Nesse início de século XXI, várias crises se entrelaçam e a crise ambiental é a mais planetária de todas elas. Nesse contexto a Educação Ambiental surge como um saber para superar a crise. O presente artigo teve como objetivo discutir as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba/SP sobre Educação Ambiental e a partir disso refletir sobre a inserção da temática na formação inicial desses professores. A metodologia utilizou um questionário estruturado baseado no instrumento VOSTS (Views on Science- Technology-Society), produzido por Aikenhead y Ryan (1992) e os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que os professores de biologia entrevistados ainda tem uma concepção ingênua sobre a Educação Ambiental e que os cursos de formação inicial precisam se comprometer com mudanças estruturais e curriculares que façam a inserção efetiva da temática na formação dos professores da região estudada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

Doutora em Educação Escolar. Professora da Instituto de Ciências Biológicas/ICB da Universidade Federal de Goiás/UFG.

Edson do Carmo Inforsato, Universidade Estadual Paulista/UNESP.

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista/UNESP.

Publicado

2013-04-19

Cómo citar

Guimarães, S. S. M., & Inforsato, E. do C. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3517