ANTROPOFAGIA E EPISTEMOLOGIA – POR UMA NÃO-PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Valdo Barcelos Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3395

Palabras clave:

Antropofagia Cultural Brasileira, Hélio Oiticica, Educação Ambiental, Não-pedagogia

Resumen

Os rumores de que as pedagogias tradicionais não mais dão conta de satisfazer as necessidades educativas do nosso tempo já não são apenas ecos isolados. Eles - os rumores – vêm de todos os lados e fazem ecos de ecos. Nas décadas de 60 e 70 do século passado, alguns artistas e intelectuais - mais os primeiros que os segundos – buscaram maneiras de quebrar, de romper com as formas tradicionais de fazer teatro, de fazer música, de fazer cinema, de fazer suas pinturas. Começaram não só a desconfiar, mas passaram a questionar e produzir de forma diferente, artisticamente, aquilo que, até então, estava estabelecido e definido como Arte. Acredito que os/as educadores(as) ambientais de hoje, como os artistas daquela época, estão sendo desafiados a quebrar, a romper com as pedagogias e com as práticas educativas que até o presente momento os/nos orientaram. Neste texto apresento algumas contribuições filosóficas e epistemológicas para construção de uma não-pedagogia (ou quem sabe uma anti-pedagogia) na educação ambiental. A referência teórica e epistemológica que orienta minhas proposições é a da Antropofagia Cultural Brasileira com ênfase, neste ensaio, para a produção intelectual de Hélio Oiticica.

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Biografía del autor/a

Valdo Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Santa Maria/RS - Brasil

Professor universitário desde 1991.Prof. Adj no Depto. de Administração Escolar da UFSM. Prof. do PPGE-UFSM-Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pós-Doutorado em Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2013-03-12

Cómo citar

Barcelos, V. (2013). ANTROPOFAGIA E EPISTEMOLOGIA – POR UMA NÃO-PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3395

Número

Sección

Artigos