Uma nova dimensão da gestão ambiental: da produção agrícola local para a alimentação escolar

Autores/as

  • Cristiane Romanello
  • Marcos Hübner

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3366

Palabras clave:

Alimentos Saudáveis, Gestão nutricional, Hábitos Alimentares, Obesidade coletiva.

Resumen

A vinculação dos programas governamentais de alimentação escolar à produção local de alimentos no âmbito das escolas brasileiras se oferece como um novo espaço para o estabelecimento de uma sinergia entre a educação alimentar e a educação para a gestão ambiental. Neste trabalho, fundamentado na análise documental dos programas governamentais brasileiros, voltados para a promoção da alimentação saudável e para a agricultura orgânica familiar, procura-se delinear ações que promovam conjuntamente o desenvolvimento de bons hábitos nutricionais e a consciência da relevância da gestão ambiental no campo da produção agrícola local. A aplicação do conceito de segurança alimentar, relativa à garantia da oferta e da qualidade nutricional dos alimentos, e a aplicação do conceito de segurança dos alimentos, relativa à garantia da qualidade sanitária dos alimentos, aos sistemas locais de produção e de processamento dos alimentos para o consumo da população escolar, possibilitam tanto o desenvolvimento da consciência da importância da gestão ambiental como a consciência da importância da gestão nutricional na população escolar. Programas interdisciplinares dessa natureza, que contemplem alimentação e meio ambiente, devem promover o desenvolvimento de uma população jovem saudável e consciente das suas responsabilidades frente ao meio ambiente, tal como impactado pela produção agroalimentar, assim como servirão de base para a superação de desafios nutricionais coletivos contemporâneos, tal como a fome, a desnutrição, a má nutrição e a obesidade coletivas.

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Publicado

2013-07-31

Cómo citar

Romanello, C., & Hübner, M. (2013). Uma nova dimensão da gestão ambiental: da produção agrícola local para a alimentação escolar. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 202–216. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3366

Número

Sección

Artigos