IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3129Palabras clave:
Fotografia, Grupo Focal, Zoológicos, Educação Ambiental.Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-29
Cómo citar
Iared, V. G., Di Tullio, A., & Oliveira, H. T. de. (2012). IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3129
Número
Sección
Artigos