IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO

Autores/as

  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
  • Ariane Di Tullio Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
  • Haydêe Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR. São Carlos/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3129

Palabras clave:

Fotografia, Grupo Focal, Zoológicos, Educação Ambiental.

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecológico de São Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias são indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memória das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestões e impressões na análise das visitas. Optamos, também, por acrescentar um tópico no qual essa técnica de coleta de dados é avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estão em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoológicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados são: a importância de se trabalhar o papel dos zoológicos na conservação ex situ em seus programas de educação ambiental e a profissionalização das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigação. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembrança dos acontecimentos do que no presente estudo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (GEPEA).

Ariane Di Tullio, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (GEPEA).

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Iared, V. G., Di Tullio, A., & Oliveira, H. T. de. (2012). IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3129