“Sou ekedi Lara de Oxóssi. Meu nome sou eu e Oxóssi. Não coloca meu nome sozinho não”: Notas sobre fotografia e ética nas pesquisas com crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11381

Resumen

Apesar dos métodos visuais nos estudos sociais da infância serem muito comuns, ainda é escassa a discussão sobre esse tipo de metodologia. Bem como é rara a discussão sobre ética nos processos de fotografia e vídeo. Que tensões desafiam os pesquisadores da infância que usam fotografias em suas pesquisas? Quais as normatizações importantes e princípios para os quais devemos ter atenção? O texto que apresentamos é fruto de dois anos de observações, entrevistas, conversas e fotografias com crianças, realizadas em um terreiro de candomblé, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Concluimos que a discussão sobre os processos fotográficos nas pesquisas com crianças precisa ser ampliada, já que suas tensões podem definir novas e fundamentais abordagens. Palavras-chave: crianças de terreiros; ética na fotografia em pesquisa com crianças; metodologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stela Guedes Caputo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Stela Guedes Caputo (nome bibliográfico de Maristela Gomes de Souza Guedes) é Doutora em Educação. É professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UERJ. E do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE).

Cristiano Sant'Anna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em educação pelo PROPED/UERJ. Membro pesquisador e vice coordenador do Grupo de Pesquisa Kékeré - (PROPED/UERJ/CNPQ). Membro pesquisador do grupo de Pesquisa Narrativas Audiovisuais e Diferença (PROPED/UERJ/CNPQ). Professor SEEDUC/RJ

Citas

ARAÚJO, Joel Zito. A força de um desejo – a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. In: Revista USP. N.79. São Paulo. 2006.

BURKE, Peter. Como confiar em fotografias. Folha de S. Paulo, Caderno Mais, 04 fev. 2001.

CAPUTO, Stela Guedes. Fotografia e outros desafios digitais nas pesquisas com crianças. Aracaju. Revista Interfaces Científicas. v. 8. N3. 2020.

CAPUTO, Stela Guedes. Reparar Miúdo, Narrar Kékeré — Notas sobre nossa fotoetnopoética com Crianças de Terreiros. Revista Teias, v. 19, n. 53, abr./jun. 2018

CAPUTO, Stela Guedes. Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.

CAPUTO, Stela Guedes. Educação em terreiros de candomblé – contribuição para uma educação multicultural crítica. In: CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

DEI, George J. Sefa; JOHAL, Gurpreet Singh (org). Metodologias de Investigação Anti-Racistas – Questões Críticas. Portugal: Edições Pedagogo, 2008.

JAGUN, Márcio. Vocabulário Temático do Candomblé. Rio de Janeiro: Litteris, 2017.

KERR, Michael Abrantes. Em busca de uma ecologia da imagem-fantasma. In: MONTANO, Sonia; FISCHER, Gustavo, KILPP, Suzana (orgs). Impactos das novas mídias no estatuto da imagem. Porto Alegre: Meridional, 2012.

KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças. Cadernos de Pesquisa. n. 116. Julho, 2012.

MOORE, Carlos. Fela, essa vida puta. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.

FERNANDES, Natália. Ética com crianças: ausência e desafios. In: Revista Brasileira de Educação. ANPED, Rio de Janeiro: 2016.

PRADO, R.L.C; VICENTIN, M.C; ROSEMBERG.F. Ética na pesquisa com crianças: uma revisão da literatura brasileira das ciências humanas e sociais. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, 2018.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SANT’ANNA, Cristiano. #DIFERENÇA: pensando com imagens dentrofora da escola. Tese de doutorado, Proped/UERJ, 2017. Disponível em www.proped.pro.br

SANTOS, Boaventura Sousa. Para Uma Pedagogia do Conflito. In: SILVA, L.H; AZEVEDO, J.; SANTOS, E. (orgs.). Reestruturação Curricular: novos mapas culturais. novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Metodologias visuais em ciências sociais e da educação. In: Torres, L. e Palhares, J-A. (org.). Metodologias de Investigação em Educação e Ciências Sociais. Braga: Húmus, 2014.

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares. Estudos da Infância, Educação e Práticas Sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Caputo, S. G., & Sant’Anna, C. (2020). “Sou ekedi Lara de Oxóssi. Meu nome sou eu e Oxóssi. Não coloca meu nome sozinho não”: Notas sobre fotografia e ética nas pesquisas com crianças. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 307–326. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11381

Número

Sección

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)