A circulação de memes nas redes como táticas de resistências cotidianas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11370

Palabras clave:

Imagem, Memes, Redes Educativas

Resumen

A partir da ideias de ‘redes educativas’ (Alves, 2019) - as quais cotidianamente formamos e somos formados através de múltiplos e diferentes ‘conhecimentossiginificações’- pretendemos neste artigo ‘fazerpensar’ com imagens, em especial os memes, sobre questões atuais veiculadas nos diversos ‘espaçostempos’ da cibercultura (Santos, 2013). Nosso objetivo é compreender como tais imagens possibilitam a criação de diferentes narrativas a respeito de importantes temas que circulam na/pela internet. Compreendemos que as imagens circuladas nas ‘ambiências virtuais’ (Santos, 2013) promovem agenciamentos, negociações, criações em grande velocidade e maior abrangência. Além disso, acreditamos na relevância das conversas com as imagens para ‘verouvirpensar’ a partir dos muitos sentidos por elas aguçados, criando narrativas contra hegemônicas acerca de questões sociais.

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Biografía del autor/a

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas.

Maria Cecília Castro, Colégio Universitário Geraldo Reis / Universidade Federal Fluminense

Professora Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni/UFF), graduada em Pedagogia (UERJ), Mestre em Educação (PROPED/UERJ), Doutoranda em Educação (PROPED/UERJ), Bolsista Capes (PROEX).

Marcelo Ferreira Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Coordenador Pedagógico e professor nas redes pública e privada do RJ, graduado em Geografia (UFRJ), Mestre em Educação (PPGEDU/UERJ), Doutorando em Educação (PROPED/UERJ).

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Peixoto, L. F., Castro, M. C., & Machado, M. F. (2020). A circulação de memes nas redes como táticas de resistências cotidianas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 510–527. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11370

Número

Sección

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)