Falar é fôlego, obrar é sustança: imagem e visualidade como realidade na política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11302

Palabras clave:

Educação e Imagens, Política e Visualidades, Imagem e Subjetividade

Resumen

O presente texto se propõe a lidar e questionar a imagem – seu conceito e materialidade – pensando através delas. Tentando percorrer os diferentes campos da visualidade, ensaiamos formas de lidar e considerar as imagens na sua dimensão político-social-filosófica e investir em análises que apontem as formas como construímos certos imaginários sociais ou repertórios imagéticos: o conjunto de imagens que conformam nossa racionalidade ou posição no mundo. A partir de referenciais teóricos pós-estruturalistas e decoloniais, tais como Foucault (2008a; 2008b), Deleuze (1988, 2012), Rancière (2005; 2012), Laclau (2013), Jesus (2019) e Glissant (2005), levantamos questões epistemológicas ondea visualidadeda imagem está para além da sua dimensão material e física: os discursos e seus desdobramentos na política e educação. Dividimos nossas análises em três glosas correlacionadas que, juntas, oferecem pistas para um pensamentoimagético.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição de onde é professora efetiva com dedicação exclusiva do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEPFE-UFPE)

Rui Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE).

Thiago Antunes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEFPE-UFPE). Membro atuante do Laboratório de Inovações Políticas em Práticas Educativas (LaButuca). Realiza, também, pesquisas sobre Ensino de História; Cinema-Experiência em um viés da Filosofia da Educação e a pedagogia de projetos nas suas reverberações.

Citas

ALGEBAILE, Eveline. Escola Pública e Pobreza: a Ampliação para Menos. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009.

ANTUNES, Thiago. O amor pelas imagens: cinema-experiência e educação. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, PE, 2019.

ARROYO, Miguel. A Escola é Importantíssima na Lógica do Direito à educação Básica. Entrevista à Marisa Vorraber Costa. In. COSTA, Marisa Vorraber. A Escola Tem Futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

AVELAR, Marina. O Público, o Privado e a Despolitização nas Políticas Educacionais. In.: CÁSSIO, Fernando (et al.). Educação Contra a Barbárie: Por Escolas Democráticas e Pela Liberdade de Ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento/ Sobre haxixe e outras drogas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociología de laimagen: ensayos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204 - 219, nov. 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão; Revisão da tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2008a

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica: curso dado no collège de France (1978 - 1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de E. do C. A. Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

JESUS, Alexandro de. Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial. Recife: Titivillus, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução de C. E. M. de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso sobre a servidão voluntária. Fonte Digital: Edições eBookLibris, 2006.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan/fev/mar/abr, 2002.

LE BON, Gustave. Psicologia da multidões. Tradução de I. M. Delraux. Fonte Digital: Edições Roger Delraux, 1980.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, Emmanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de M. C. Netto. São Paulo: EIXO experimental org., Ed. 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SONTAG, Susan. Diante da dor do outro. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012.

SONTAG, Susan. Estética do Silêncio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2015.

UM LUGAR AO SOL. Direção de Gabriel Mascaro. Brasil: Vitrine Filmes, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pOH5SWK6Mcc&t=724s.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Alves, K., Mesquita, R., & Antunes, T. (2020). Falar é fôlego, obrar é sustança: imagem e visualidade como realidade na política. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 469–486. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11302

Número

Sección

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)