O Movimento Negro enunciado em corporeidades, estéticas e histórias: construções e reconstruções sinestésicas por meio do filme Abolição no curso de Pedagogia.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11121

Palabras clave:

Pedagogia decolonial, Movimento Negro, Formação de professores, Sinestesias, Zózimo Bulbul.

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo problematizar a construção e a reconstrução de imagéticas por meio do filme Abolição (1988), de Zózimo Bulbul, por meio das categorias corpóreas, estéticas e históricas enunciadas por diversas personagens integrantes do Movimento Negro em uma perspectiva decolonial no curso de pedagogia de uma universidade estadual localizada na Baixada Fluminense. Para isso utilizamos a metodologia da videoinstalação, com o intuito de relacionar os conhecimentos estéticos e históricos às corporeidades das estudantes-espectadoras. O resultado da experiência suscitou práticas sinestésicas que proporcionaram novas reflexões para o currículo e didática do curso de formação de professoras, voltadas às ressignificações das epistemologias afro-brasileiras.

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Biografía del autor/a

Fábio José Paz da Rosa, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema (SOCINE) e da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação (2012) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Organização Curricular e Prática Docente (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Pedagogia (2007) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá (UNESA) na Licenciatura em Pedagogia. Docente do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNESA). Coordenador do GINCF (Grupo de Pesquisa em Intelectualidade Negra, Currículo e Formação docente).

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Filme

ABOLIÇÃO. Direção: Zózimo Bulbul. Rio de Janeiro – RJ, 1988. 150 min

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Paz da Rosa, F. J. (2020). O Movimento Negro enunciado em corporeidades, estéticas e histórias: construções e reconstruções sinestésicas por meio do filme Abolição no curso de Pedagogia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 347–367. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11121

Número

Sección

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)