Provocações ao gênero e ao currículo: desafios e potencialidades para a educação e para os sujeitos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11027

Palabras clave:

gênero, currículo, educação

Resumen

O objetivo deste artigo é provocar o pensamento e as possibilidades de resistências a partir de três situações que se organizam em torno das discussões de gênero: a fala da ministra Damares Alves, ao afirmar que “menino veste azul e menina veste rosa”, o “saiato” dos alunos e alunas do Colégio Pedro II e o movimento “terças de saia” organizado pelos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mais especificamente, queremos provocar e colocar sob suspeita nossas formas de pensar a constituição dos sujeitos e seus corpos a partir dos estudos de gênero e de currículo e, com isso, apostar nas possibilidades dessas problematizações para a educação e para os sujeitos.

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Biografía del autor/a

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Juíz de Fora, Minas Gerais.

Atualmente é professor adjunto de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF. É professor permanente do PPGE (mestrado e doutorado) na mesma instituição. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Ferrari, A., & Oliveira, D. A. de. (2020). Provocações ao gênero e ao currículo: desafios e potencialidades para a educação e para os sujeitos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 152–171. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11027

Número

Sección

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)