O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira<br>The zoo as a science space to raise awareness in students about Brazilian biodiversity<br>El zoológico como un espacio de ciencia para la sensibilización de estudiantes sobre la temática biodiversidad brasileña

Autores

  • Renata Vieira Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adlane Vilas-Boas Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8720

Palavras-chave:

Zoológico, ensino de ciências, jogo didático, biodiversidade

Resumo

Espaços não formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Foi desenvolvido nesse estudo um jogo no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro, para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Na pesquisa foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico, com o objetivo de valorizar o zoológico como um espaço museal e estudar a fauna brasileira. Non-formal teaching spaces such as museums, aquariums, botanical gardens and zoos can be seen as instruments of conservation, education and research, and can also expand education concepts beyond the space of the school. The use of these spaces can generate opportunities for the application of school content, cultural experience and the development of a scientific culture. A game in the treasure hunt style, titled TeZOOuro Map to be used in the space of the Zoobotânica of Belo Horizonte, was developed in a field activity carried out by the teacher for elementary students of the final years. It was also analyzed the students' involvement with the activity and their interaction with the zoo, with the objective of valuing the zoo as a museum space and studying the Brazilian fauna. Espacios no formales de enseñanza como museos, acuarios, jardines botánicos y zoológicos pueden ser vistos como instrumentos de conservación, educación y investigación. Pueden también, ampliar conceptos de educación más allá del espacio escolar. El uso de estos espacios puede generar oportunidades de aplicación de los contenidos escolares, de experiencia cultural y de desarrollo de una cultura científica. En nuestro trabajo se desarrolló un juego en el estilo búsqueda del tesoro, titulado Mapa del TeZOOro para ser utilizado en el espacio de la Zoobotánica de Belo Horizonte, en una actividad de campo realizada por el profesor para estudiantes de la enseñanza fundamental de los años finales. También se hizo análisis sobre la participación de los estudiantes en la actividad y la interacción de ellos con el zoológico, con el objetivo de valorizar el zoológico como un espacio museal y estudiar la fauna brasileña.

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Biografia do Autor

Renata Vieira Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Docência pela FAE/UFMG (2016-2017). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006), Especialista no Ensino de Ciências por investigação pela UFMG(2013), em Educação Inclusiva (2015) e Educação de Jovens e Adultos (2015) pelo Instituto IBE.

Adlane Vilas-Boas Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bióloga, doutorado em Genética, atuando no Departamento de Biologia Geral nas áreas de Ensino de Genética e Comunicação pública da Ciência.

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Saraiva, R. V., & Ferreira, A. V.-B. (2019). O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira<br>The zoo as a science space to raise awareness in students about Brazilian biodiversity<br>El zoológico como un espacio de ciencia para la sensibilización de estudiantes sobre la temática biodiversidad brasileña. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(1), 204–220. https://doi.org/10.14295/remea.v36i1.8720

Edição

Seção

Artigos