Racionalidade Ambiental: possibilidades para a Educação Profissional <br>Environmental Rationality: possibilities for Professional Education<br>Racionalidad Ambiental: posibilidades para la Educación Profesional
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8564Keywords:
Racionalidade Ambiental. Educação Profissional. Hermenêutica.Abstract
O texto ressalta as contribuições da Racionalidade Ambiental para a Educação Profissional pautada na ética e na horizontalidade de saberes. A Racionalidade Ambiental torna-se necessária diante da crise ambiental baseada na apropriação da natureza, na ciência positivista, no pensamento colonizador, na fragmentação do conhecimento e nos meios de produção capitalista que causaram e ainda causam uma crise civilizatória. Apresentamos uma revisão bibliográfica acompanhada de um horizonte epistemológico de compreensão Hermenêutica, preocupada com as contribuições dos Fundamentos da Educação Ambiental para a Educação Profissional. Concluímos que se faz necessário que a Racionalidade Ambiental seja vivenciada nas Instituições de Ensino e que possam significar tais conceitos no processo educativo. The text highlights the contributions of Environmental Rationality to Professional Education based on ethics and the horizontality of knowledge. Environmental Rationality becomes necessary in the face of the environmental crisis based on the appropriation of nature, positivist science, colonizing thought, the fragmentation of knowledge and the capitalist means of production that have caused and still cause a crisis of civilization. We present a bibliographical review accompanied by an epistemological horizon of understanding Hermeneutics, concerned with the contributions of the Fundamentals of Environmental Education for Vocational Education. We conclude that it is necessary that Environmental Rationality be experienced in the Institutions of Education and that can mean such concepts in the educational process. El texto resalta las contribuciones de la Racionalidad Ambiental para la Educación Profesional pautada en la ética y en la horizontalidad de saberes. La racionalidad ambiental se torna necesaria ante la crisis ambiental basada en la apropiación de la naturaleza, en la ciencia positivista, en el pensamiento colonizador, en la fragmentación del conocimiento y en los medios de producción capitalista que causaron y aún causan una crisis civilizatoria. Presentamos una revisión bibliográfica acompañada de un horizonte epistemológico de comprensión Hermenéutica, preocupada por las contribuciones de los Fundamentos de la Educación Ambiental para la Educación Profesional. Concluimos que se hace necesario que la Racionalidad Ambiental sea vivenciada en las Instituciones de Enseñanza y que puedan significar tales conceptos en el proceso educativo.Downloads
References
GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.
GUIMARÃES, Mauro. (org). Caminhos da Educação Ambiental: da forma a ação. SP: Papirus, 2006.
LEFF, Enrique. A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: A territorialização da racionalidade ambiental. Petrópilis, Vozes: 2009.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2010a.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
LOUREIRO, Carlos Frederico. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
PEREIRA, Vilmar Alves Pereira; EICHENBERGER, Jacqueline Carrilho e CLARO, Lisiane Costa. A crise nos fundamentos da Educação Ambiental: motivações para um pensamento pós-metafísico. In: Rev. Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental E-ISSN 1517-1256, v. 32, n.2, p. 177-205, jul./dez. 2015.
PEREIRA, Vilmar Alves. Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no Cosmos. Juiz de Fora, MG: Garcia Edizioni, 2016.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001.