Educação ambiental: ação integradora na formação de cidadãos críticos em seus contextos de vida
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5475Keywords:
Educação Ambiental. Comunidades Tradicionais. Formação de Cidadão. Educação Não-Formal.Abstract
O papel desafiador que permeia a relação meio ambiente e educação possibilita o surgimento de novos saberes que nos leve a compreender os processos que se tornam cada vez mais complexos. Neste sentido, objetivou-se analisar como ocorre o processo de educar ambientalmente fora do eixo escolar, mas que interfere significativamente na formação de cidadãos críticos e conscientes do ambiente em que está inserido. Este estudo vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos nas casas de religiões afro-brasileiras no município de Poções-Ba, tendo como recursos metodológicos a Cartografia de Controvérsias, tendo metodologicamente como base teórica os estudos de Bruno Latour. Observou-se até então que essas comunidades tradicionais de terreiros assumem no contexto social atual, no que tange à preservação do meio ambiente um papel de relevância significativa, pois é da natureza que emana a força. Preliminarmente, conclui-se que a educação ambiental se dá também fora dos currículos escolares normativos e auxiliam a educação formal na formação de cidadãos, neste caso, faz-se necessário um repensar das nossas práticas pedagógicas, onde muitas vezes imbuídos de pré-conceitos e não conseguimos perceber que outras instâncias podem proporcionar aos nossos alunos ações significativas que não conseguimos alcançar no cotidiano de um currículo escolar formal.Downloads
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