Estudo avaliativo da comunidade de pesca amadora e profissional no trecho urbano do rio Aquidauana e pesqueiros para a prática de Educação Ambiental<br>Evaluative study of amateur and professional fishing community in the urban stretch of the river Aquidauana and fishing to practice Environmental Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5387Keywords:
pescadores, resíduos sólidos, conscientizaçãoAbstract
O estudo objetivou identificar o perfil dos pescadores amadores e profissionais que frequentam o rio Aquidauana no trecho urbano dos municípios de Aquidauana e Anastácio, do estado do Mato Grosso do Sul, afim de avaliar o comportamento desses pescadores com relação aos resíduos sólidos deixados nas margens e ao longo do rio. Tendo em vista a importância da Educação Ambiental como ferramenta de ensino e conscientização para casos de poluição nas margens dos rios. Conluiu-se que se tratam de pescadores amadores e a maioria do sexo masculino, com idade entre 25 e 48 anos, residentes dos municípios Aquidauana e Anastácio/MS muitos não concluiram o ensino fundamental, e normalmente pescam de 1 a 4 vezes por mês, por lazer.Downloads
References
ALENCAR, Carlos Alexandre Gomes de; MAIA, Luis Parente. Perfil Socioeconômico dos Pescadores Brasileiros. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, 2011.
ALMEIDA, Noslin de Paula. Segmentação Do Turismo No Pantanal Sul-Mato-Grossense. Universidade Católica Dom Bosco Programa De Pós-Graduação Em Desenvolvimento Local. Campo Grande – MS. 2002.
ANJOS, Marco Henrique Garcia dos; AMÂNCIO, Cristhiane; BANDUCCI JUNIOR, Álavaro; LOPES, Fânia. Análise do Perfil Socioeconômico dos Pescadores Profissionais Artesanais dos Municípios de Aquidauana e Anastácio/MS. 5º Simpósio Sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal. Corumbá, 2010.
CATELLA, Agostinho Carlos; MASCARENHAS, Rodrigo de Oliveira; ALBUQUERQUE, Selene Peixoto; ALBUQUERQUE, Francisca Fernandes de; THEODORO, Edilaine Regina de Mattos. Sistemas de estatísticas pesqueiras no Pantanal, Brasil: aspectos técnicos e políticos. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, 2008.
CLARKE, Robbin T.; TUCCI, Carlos Eduardo Morelli; COLLISCHONN, Walter. Variabilidade temporal no regime hidrológico da bacia do rio do Paraguai. Revista brasileira de recursos hídricos. Vol 8, 2003.
CORDEIRO, C. C. A ilha do pescador (Aquidauana-MS) como “lugar”: representações dos moradores. Aquidauana: Ed UFMS/CPAq: Monografia para conclusão de curso. 2013.
DIAS, Manoel Afonso. Breves notas sobre a história da pesca. Pescas e Aquacultura . - Universidade do Algarve. 2006/2007. Disponível: < http://w3.ualg.pt/~madias/docencia/paq/BrevesNotasHistoriaPesca.pdf> Acesso em 16 de Agosto de 2015.
DIEGUES, Antônio Carlos. A sócio-antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil. 1999. Disponível: < http://www.marsol.ufba.br/twiki/pub/MarSol/ItemAcervo46/Vol_iii_N2_361-376.pdf> Acesso em 16 de Agosto de 2015.
FERNANDES, Elvira Fátima de Lima. Análise socioambiental da planície de inundação do rio Aquidauana: Riscos extremos climáticos repercutidos na cidade de Aquidauana/MS. Monografia. Aquidauana: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, 2013.
GARCEZ, Daniele S.; SÁNCHEZ-BOTERO, Jorge Ivan; FABRÉ, Nidia Noemi. Fatores que influenciam no comportamento territorial de ribeirinhos sobre ambientes de pesca em áreas de várzea do baixo Solimões, Amazônia Central, Brasil. Belém/PA: Ciências Humanas, Vol. 5, 2010.
IORIO, Solange Mattos; ARCE, Domitilla Medeiros; MAGALHAES, Joana; MATTOS, Alaide Brum de; ZANON, Angela Maria. A perspectiva da educação ambiental e o processo histórico do saneamento básico: a instalação das redes de água e esgoto nos municípios de Campo Grande/MS e Dourados/MS. Revista interações. Vol 10, 2009.
JACOBI, Pedro Roberto; TRISTÃO, Martha; FRANCO, Maria Isabel Gonçalves Correa. A Função Social Da Educação Ambiental Nas Práticas Colaborativas: Participação E Engajamento. Cad. Cedes, vol. 29. Campinas/SP, 2009.
SANTOS, Geraldo M.; SANTOS, Ana Carolina M. Sustentabilidade da pesca na Amazônia. Revista estudos avançados, 2005.
SEBRAE, 2008. Disponível: <http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/77DBF2893A380B398325749E0067E2C5/$File/NT00038BEE.pdf> Acesso em 16 de Agosto de 2015.
TUNDISI, José Galizia. Água no século xxi: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, iie, 2. Ed., 2005.