Instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas: a acessibilidade nos espaços físicos para as crianças com deficiência em Vitória da Conquista - BA<br>Educational institutions considered sustainable and inclusive: accessibility in physical spaces for children with disabilities in Vitoria da Conquista - BA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5353Keywords:
Acessibilidade, Sustentabilidade, Crianças com DeficiênciaAbstract
Este artigo analisa os espaços físicos e as condições de acessibilidade, voltadas aos processos de inclusão para crianças com deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla) em instituições de ensino consideradas sustentáveis e inclusivas de Vitória da Conquista- BA. A pesquisa é qualitativa, fundamentada teoricamente e metodologicamente na lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e nas especificações NBR 9050/2004 que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Os resultados mostraram que as três instituições, mesmo considerando-se inclusivas e sustentáveis, atendem parcialmente às adequações que tratam da acessibilidade, sendo propostas sugestões que influenciaram positivamente no acesso aos espaços e contribuíram com uma mobilidade mais autônoma, para que não continue a ser ofertada, uma inclusão excludente.Downloads
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