Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4453Keywords:
Educação ambiental, eco-trilha, sensibilização.Abstract
A Educação Ambiental é certamente um dos temas mais relevantes para muitos projetos educacionais. Neste contexto, as unidades escolares, fontes de formação e produção de conhecimentos, talvez sejam na atualidade, os canais de maior veiculação e utilização na construção do processo de ensino-aprendizagem. A escola, por exercer importante papel em relação à Educação Ambiental, onde este tema é abordado sob diferentes óticas do saber, e por interagir de forma interdisciplinar, possibilita o convívio social harmonioso, informa e esclarece os conteúdos escolares, relacionando-os com os problemas e situações vivenciadas pelos alunos, podendo dessa forma, propor ações práticas para diversas questões ambientais. Neste sentido as trilhas ecológicas constituem uma ferramenta na qual os alunos são os elementos ativos no processo de aprendizagem, permitindo envolvimento dos mesmos e, consequentemente, aumento da qualidade da aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental com a turma de 3º ano A do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, através da sensibilização durante o passeio na eco-trilha.Downloads
References
CAMPOS, Maria Malta. Escola e participação popular: a luta por educação elementar em dois bairros de São Paulo. Tese de doutorado. São Paulo, USP, 1982.
CARNIATTO,Subsídios para um processo de gestão de recursos hídricos e Educação Ambiental nas sub-bacias Xaxim e Santa Rosa, bacia hidrográfica Paraná III Curitiba 2007.
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1994.
DIAS, G. Freire. Ecologia política n. 4 Madri-Barcelona, FUHEM/ICARIA: septiembre, 1992.
DIAS, G. Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. S. Paulo: Gaia, 1993.
ERVIN.J. Protected areas assessmentsin perspective.BioScience, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 22. ed. São Paulo : Paz e terra, 1993.
GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os caminhos do meio ambiente. 2ª ed. São Paulo: Contexto,1990.
LIMA, Maria José de Araújo. Ecologia Humana: realidade e pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1982.
PRONEA, Programa Nacional de Meio Ambiente – Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação, Coordenação Geral de Educação Ambiental. – 3ªed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
REIOGOTA, M. O que é educação ambiental? São Paulo: Brasiliense, 1994.
SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker. Freinet: evolução histórica e atualidades. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2007.
VIEZZER, L.M.& OVALLES, O.(orgs.). Manual Latino-Americanode Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 1995.
http://www.leonardoboff.com/ acesso em 27/08/2013.