Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu

Authors

  • Ivonete do Carmo de Lourdes Gebauer UNIOESTE Mal Cândido Rondon Pr.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4453

Keywords:

Educação ambiental, eco-trilha, sensibilização.

Abstract

A Educação Ambiental é certamente um dos temas mais relevantes para muitos projetos educacionais. Neste contexto, as unidades escolares, fontes de formação e produção de conhecimentos, talvez sejam na atualidade, os canais de maior veiculação e utilização na construção do processo de ensino-aprendizagem. A escola, por exercer importante papel em relação à Educação Ambiental, onde este tema é abordado sob diferentes óticas do saber, e por interagir de forma interdisciplinar, possibilita o convívio social harmonioso, informa e esclarece os conteúdos escolares, relacionando-os com os problemas e situações vivenciadas pelos alunos, podendo dessa forma, propor ações práticas para diversas questões ambientais. Neste sentido as trilhas ecológicas constituem uma ferramenta na qual os alunos são os elementos ativos no processo de aprendizagem, permitindo envolvimento dos mesmos e, consequentemente, aumento da qualidade da aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações de Educação Ambiental com a turma de 3º ano A do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, através da sensibilização durante o passeio na eco-trilha.

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Author Biography

Ivonete do Carmo de Lourdes Gebauer, UNIOESTE Mal Cândido Rondon Pr.

Mestranda em Desenvolvimento Rural e Sustentável, UNIOESTE Mal Cândido Rondon Pr.

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http://www.leonardoboff.com/ acesso em 27/08/2013.

Published

2014-05-24

How to Cite

Gebauer, I. do C. de L. (2014). Educação ambiental em eco-trilha do Parque Nacional Do Iguaçu. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 318–330. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4453

Issue

Section

Artigos