Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental

Authors

  • Irene Carniatto UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.
  • Fernanda Laís Lemos Hoepers UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.
  • Lívia Maria Lemos Hoepers UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4447

Keywords:

Educação ambiental, métodos de ensino, EJA-Educação de Jovens e Adultos.

Abstract

A educação de jovens e adultos (EJA) é focada nos alunos que não tiveram acesso, ou não se adaptaram à rede regular de ensino dentro da faixa etária apropriada. Priorizando a educação ambiental, questiona-se sobre os métodos de ensino, se os mesmos atendem aos objetivos a que se dispõem, ou seja, trazer aos alunos uma consciência crítica em relação ao ambiente em que estão inseridos, de forma individual e coletiva. O presente trabalho objetivou testar quatro propostas de metodologia diferenciada, utilizadas no ensino fundamental e médio, com os alunos de EJA. A metodologia utilizada abordou dois temas principais, os seres vivos e o ecossistema. As práticas foram conduzidas na disciplina de ciências, com 25 alunos de EJA na faixa etária de 16 a 60 anos, sendo submetidos, posteriormente às atividades, à aplicação de questionário avaliativo do método utilizado. Os resultados foram baseados nas fichas de avaliação preenchidas pelos alunos e pelo comportamento apresentado pelos mesmos dado a realização dos procedimentos. Obtiveram-se resultados satisfatórios em relação ao aprendizado dos estudantes, se comparado ao uso dos métodos tradicionais de ensino. Embora tenham sido proveitosas essas práticas aplicadas na turma de EJA para o ensino de educação ambiental, ainda poderiam ser desenvolvidas, testadas e até mesmo reelaboradas diversas outras dinâmicas específicas para esta modalidade de ensino, não só na disciplina de ciências, mas abrangendo também outras áreas da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Irene Carniatto, UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.

Profª. Doutora, pesquisadora do Colegiado de Ciências Biológicas da UNIOESTE, Campus de Cascavel. Cascavel – PR.

Fernanda Laís Lemos Hoepers, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Acadêmica em caráter especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Nível Mestrado da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Lívia Maria Lemos Hoepers, UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

Acadêmica do curso de graduação em Agronomia da UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon – PR.

References

BARROS, M. F. R. et al. Tendências Atuais no Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. IV ENPEC. Bauru – SP. 2003.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

DECLARAÇÃO DE TBILISI, Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental. Geórgia, 14 a 26 de outubro de 1977. Disponível em: <http://www.ufpa.br/npadc/gpeea/DocsEA/ConfTibilist.pdf.

EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. 2007, p. 90, Monografia apresentada ao Curso de Especialização: Planejamento para o Desenvolvimento sustentável – UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon - PR.

FERNANDES, D. N. A Importância da Educação Ambiental na Construção da Cidadania. Revista OKARA: Geografia em debate. Volume 4, número do fascículo 1, páginas (77 - 84), 2010.

FERREIRA, E. Educação Ambiental e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas sob um Novo Olhar da Ciência Química. 2010. Dissertação apresentada ao Mestrado em Educação – UNISAL AMERICANA – São Paulo.

FIGUERÊDO, M. et al. Propostas Práticas para o Ensino de Educação Ambiental. Facimed. Volume 3, número do fascículo 3, páginas (224 - 238), 2011.

FREITAS, A. C. S. et al. Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos. Enciclopédia Biosfera. Volume 5, número do fascículo 8, páginas (01 -11 ), 2009.

___Lei Nº 9. 795 – 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.

LOUREIRO, C. F. B. et al. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica e Planetária .Educação Ambiental, Repensando o Espaço da Cidadania. 3 Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

NUNES, T. S. et al. Utilização do Lúdico no Ensino de Educação Ambiental: Proposta de uma Sequência Didática. Linguagem Acadêmica. Volume 1, número do fascículo 2, páginas (65 -81 ), 2011.

OLIVEIRA, A. L. et al. Educação Ambiental: Concepções e Práticas de Professores de Ciências do Ensino Fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Volume 6, número do fascículo 3, páginas (471 -495 ), 2007.

ROCHA, E. V. O Ensino da Educação Ambiental com o Auxílio de Animais Taxidermizados. Revista da Católica. Volume 1, número do fascículo 1, páginas (201 -211), 2009.

RODRIGUES, D. C. G. A. Ensino de Ciências e a Educação Ambiental. Revista Práxis. Volume 1, número do fascículo 1, páginas (31 -35), 2009.

SÁ, L. P. et al. Análise das Pesquisas sobre EJA nos Encontros Nacionais de Pesquisa . VII ENPEC. Campinas, 2011.

SANTOS, A. S. Educação Ambiental Um Tema Transversal no Ensino de Química. Trabalhado para graduação em química – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB.

SORRENTINO, M. et al. Desenvolvimento Sustentável e Participação: Algumas Reflexões em Voz Alta. Educação Ambiental, Repensando o Espaço da Cidadania. 3 Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

Published

2014-05-24

How to Cite

Carniatto, I., Hoepers, F. L. L., & Hoepers, L. M. L. (2014). Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 214–232. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4447

Issue

Section

Artigos