A dialética na educação ambiental: elementos para pensar a prática docente

Authors

  • Raquel Biz Biral UTFPR-Campus de Pato Branco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4429

Keywords:

Educação Ambiental, práxis, políticas-públicas.

Abstract

Este artigo resultou de pesquisa sobre a Educação Ambiental realizada em oito escolas, dos municípios de Santa Izabel do Oeste, Realeza, Capanema, Planalto, Pérola do Oeste, Pranchita, Bela Vista da Caroba e Ampére, pertencentes a região Sudoeste do Paraná, área de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. Trabalhamos com um diagnóstico da práxis da Educação Ambiental nas escolas. Os sujeitos participantes foram 228, destes, 186 são alunos de terceiro ano do Ensino Médio, uma turma por escola de cada município e 42 professores. Embasamos a pesquisa nos escritos de Gramsci sobre a escola, num propósito de entender a dinâmica da Educação Ambiental no que ela produz na relação com ela e com a sociedade.

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Author Biography

Raquel Biz Biral, UTFPR-Campus de Pato Branco

Professora Mestre Colaboradora na UTFPR-Campus de Pato Branco nos cursos de Química, Engenharia Civil e Elétrica e professora CLT - UNISEP-Francisco Beltrão e Dois Vizinhos nos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia da Produção.

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Published

2014-05-23

How to Cite

Biral, R. B. (2014). A dialética na educação ambiental: elementos para pensar a prática docente. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29–46. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4429

Issue

Section

Artigos