A História Oral de Vida de Moradores de um Bairro Rural do Estado de São Paulo: Contribuições à Educação Ambiental

Authors

  • Vanessa Minuzzi Bidinoto Universidade Metodista de Piracicaba
  • Maria Guiomar Carneiro Tommasiello Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3548

Keywords:

educação ambiental, história oral, meio rural

Abstract

A partir da história oral de vida de velhos moradores de um bairro rural do estado de São Paulo, o objetivo geral do trabalho é identificar em suas lembranças, temáticas e aspectos de suas vidas que sejam relevantes para uma educação ambiental mais crítica, que leve em conta a problemática do bairro e as relações indivíduo-sociedade. Primeiramente foram realizadas as entrevistas, seguidas de três etapas: transcrição literal das falas, textualização e transcriação, sendo construídos textos em primeira pessoa, levados à validação pelos entrevistados. A partir das narrativas, foram feitos recortes sobre recordações e reflexões da escola, o papel da escola, o bairro e a vida no bairro. As questões levantadas podem subsidiar propostas de ações, atividades e projetos de Educação Ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Minuzzi Bidinoto, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutoranda em Educação. Mestre em Educação. Área de Biologia.

Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Tecnologia Nuclear (IPEN/USP). Progama de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Ciências Humanas. Área de Física.

References

BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro. Educação Rural: das experiências à política pública. NEAD/ CNDRS/MDA. Brasília: Editorial Abaré, 2003

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, 2002. Em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4533.pdf

BUSTOS JIMENEZ, Antonio. Valoraciones del profesorado de escuela rural sobre el entorno presente. Revista Iberoamericana de Educación, 48, 6, 2009, 1-11. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/2763Bustosv2.pdf

CAMPOLIN, Adalgiza Ines. Educação Rural: um debate necessário. Agronline, 2005. Disponível em: http://www.agronline.com.br/artigos/educacao-rural-um-debate-necessario

CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006

CARRANÇA, Flávio. Na escola rural, realidade urbana. Ensino nas áreas agrícolas não leva em conta a vida do campo. Problemas Brasileiros, 377, set/out., 2006. Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_sesc/pb/artigo.cfm?Edicao_Id=255&Artigo_ID=4005&IDCategoria=4423&reftype=1

CARSON, Rachel. Primavera Silenciosa. Tradução Claudia Sant’Ana Martins. São Paulo: Gaia, 2010.

CARVALHO, Carolina Delgado de, TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Coletivizando saberes: (re) construção da memória ambiental de moradores da cidade de Botucatu. Pesquisa em Educação Ambiental, 4, 1, 2009, 111-135.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira, 2004, 13-25. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. Que educação ambiental desejamos? Ciência em Foco, 01, 2010, 01-22.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. A Relação Família-Escola Rural do Campo: os desafios de um objeto em construção. In: M. A. da S. Aguiar, A. Siss, I de, Oliveira, J.M.L. de Azevedo, M. S. de Alvarenga, B. G. Petronilha e R. de O. Silva (Orgs.). Educação e Diversidade: Estudos e Pesquisas. UFPE – MEC/SECAD. Recife: Gráfica J. Luiz Vasconcelos Ed., 2009, 213-234. Disponível em: http://www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/artigos_vol_1.pdf

GIGANTE, Marcos Antonio. História oral de idosos asilados em São Carlos-SP : velhice, asilo e memória da cidade (1950-2008). Tese (Faculdade de História, Direito e Serviço Social)– UNESP. Franca: UNESP, 2008. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=111255

GRÜN, Mauro. Ética e Educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.

GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus, 2004.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LACKI, Polan. A escola rural deve formar "solucionadores de problemas”. Agronline, 2001. Disponível em: http://www.agronline.com.br/artigos/artigo.php?id=16&pg=4&n=5

LAYRARGUES, Philippe Pomier. (Re)conhecendo a educação ambiental brasileira (apresentação). Disponível em: LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, p.7-9.

LEITE, Sérgio Celani. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação e Sociedade, 26, 93, 2005, 1473-1494. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n93/27289.pdf.

MARTINS, José de Souza. Educação rural e o desenraizamento do educador. Revista Espaço Acadêmico, 49, 2005.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. (Re) introduzindo a história oral no Brasil. São Paulo: USP/Xamã, 1996.

MOLINA, Mônica Castagna. 13 Desafios para os Educadores e as Educadoras do Campo. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete.(orgs). Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo. Coleção Por uma educação do campo, 4, 2002.

MUNARIM, Antonio. Movimento Nacional de Educação do Campo: Uma Trajetória em Construção. REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO 31. Atas... Caxambu/MG, 2008, 1-17. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf

PERIPOLLI, Odimar João; ZOIA, Alceu. Da escola rural à escola do campo. ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA V. Atas... UFSC. Florianópolis/SC, 2011. Disponível em: http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_06/e06c_t002.pdf

PARANÁ, Governo do Estado. Diretrizes Curriculares da Educação do Campo. Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretriz_edcampo.pdf.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, 1989.

REIS NETO, Antonio. Escola rural: O caminho da cidade – o caso do município de Floriano – PI. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós- Graduação em Educação. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará, 2005. Disponível em: http://www.acervo.floriano.pi.gov.br/dawloads/dissertacao_4.pdf

INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A educação no Brasil rural. BOF, Alvana Maria (organização); SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno et al. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4059#

SEEMANN, Jörn. O espaço da memória e a memória do espaço: algumas reflexões sobre a visão espacial nas pesquisas sociais e históricas. Revista da Casa de Geografia de Sobral. Sobral, 3, 4, 2002/2003, 43-53,

SILVA, José Graziano da. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados. 15, 43, 2001, 37-50. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n43/v15n43a05.pdf

SILVA, C.E.L. da.(2012). Cinco décadas de consciência Ecológica. Pesquisa Fapesp. Dez., 84-85.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

TREIN, Eunice S (2012). A Pesquisa em Educação Ambiental e Seus Condicionantes Sócio-Históricos. (Trabalho encomendado). REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO 35. Porto de Galinhas/PE.

VARGAS, Luiz Américo Araujo. A questão agrária e o meio ambiente: trabalho e educação na luta pela terra e pela sustentabilidade. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_luiz_americo_araujo_vargas.pdf

Published

2013-07-31

How to Cite

Minuzzi Bidinoto, V., & Carneiro Tommasiello, M. G. (2013). A História Oral de Vida de Moradores de um Bairro Rural do Estado de São Paulo: Contribuições à Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 281–301. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3548

Issue

Section

Artigos