A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental

Authors

  • Jonas Bach Jr

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3462

Keywords:

fenomenologia, natureza, Goethe

Abstract

Goethe desenvolveu um modo científico de abordar a natureza que atualmente é reconhecido como fenomenologia. Este artigo apresenta uma síntese da fenomenologia goetheana, como teoria do conhecimento elaborada a partir de suas pesquisas botânicas. Como perspectiva epistemológica, a fenomenologia de Goethe não redundou nas unilateralidades do empirismo e do racionalismo. Em sua relação com a natureza, ela é uma empiria delicada que busca desenvolver um juízo intuitivo, um poder de captar a essência do fenômeno. Uma correlação com as categorias fenomenológicas de Husserl é apresentada. O aprimoramento e desenvolvimento do sujeito na sua relação com a natureza é o ponto de partida da fenomenologia de Goethe no âmbito da educação. Por um lado, a educação ambiental torna-se um trabalho sobre a percepção dos sentidos; por outro lado, explora o desenvolvimento mental para captar a essência dos fenômenos. A questão da linguagem e dos conceitos torna-se um ponto crucial na prática educativa para a compreensão da fenomenologia e da reaproximação da natureza.

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Author Biography

Jonas Bach Jr

Jornalista. Doutor e mestre em Educação (UFPR). Gestor administrativo-pedagógico (Sagres - Centro Antroposófico de Educação).

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Published

2013-07-31

How to Cite

Bach Jr, J. (2013). A fenomenologia da natureza de Goethe: conexões à educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 140–158. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3462

Issue

Section

Artigos