TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Authors

  • Gabriela Mette Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Jadna Cristina Dittrich Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Daniela Tomio Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3376

Keywords:

Educação Ambiental. Trilha Interpretativa, Percepção Ambiental, Mata Atlântica.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriela Mette, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas / Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Jadna Cristina Dittrich Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas / FURB.

Daniela Tomio, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Professora de Estágio do curso de Ciências Biológicas / FURB e Doutoranda do Programa de Educação Científica e Tecnológica / UFSC.

Published

2013-03-10

How to Cite

Mette, G., Silva, J. C. D., & Tomio, D. (2013). TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3376