RUMO A UMA REFORMULAÇÃO LINGÜÍSTICA DA NORMA ECOLÓGICA NA ÉTICA ARGUMENTATIVA QUE FUNDAMENTA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Sírio Lopez Velasco Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2922

Keywords:

ética argumentativa, norma ecológica, educação ambiental.

Abstract

A ética argumentativa que venho desenvolvendo na última década compreende uma norma ecológica que nos exige preservarmos-regenerarmos de uma forma sadia a natureza humana e não humana. Essa norma, como as outras duas (relativas à liberdade individual de decisão e à vivência consensual de tal liberdade) é deduzida das condições de felicidade da pergunta que instaura o universo da ética, a saber "Que devo fazer?", mas no seu caso, pelo viés das condições de possibilidade do trabalho. Aqui propomos uma nova dedução que não precisa fazer apelo a essa última dimensão e procede única y exclusivamente ao interior da esfera da linguagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sírio Lopez Velasco, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande onde atua no Doutorado e Mestrado em Educação Ambiental. Pós-Doutorado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas Instituto de Filosofía, CSIC, Espanha.

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2012-10-01

How to Cite

Velasco, S. L. (2012). RUMO A UMA REFORMULAÇÃO LINGÜÍSTICA DA NORMA ECOLÓGICA NA ÉTICA ARGUMENTATIVA QUE FUNDAMENTA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2922