Migrar é preciso: as questões ambientais e as migrações na produção de um curta em um curso de pedagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11114

Keywords:

Migrações ambientais, Redes de ‘conhecimentossignificações’, Imagens e sons.

Abstract

A migração é uma das questões globais que atingem todos os países no mundo, pois a mobilidade humana acontece desde sempre em nosso planeta e seguirá acontecendo. As razões para tais movimentações são inúmeras – guerras, perseguições políticas, étnicas etc. Nesse artigo visamos à migração em função das razões climáticas que alguns chamam de “migrações ambientais”. Interessa-nos, em especial, aquelas provocadas pela seca no nordeste brasileiro, causando “êxodos rurais”. A busca por melhores condições de vida e de trabalho teve como destino principalmente o sudeste, deixando uma marca cultural da presença desses nordestinos no sudeste e um importante fio na rede de ‘conhecimentossignificações’ cotidianos. Estes são evidenciados na produção de um curta com estudantes de pedagogia de uma universidade da capital fluminense.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rebeca Silva Rosa Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação (UERJ/ProPEd), Pedagoga (UERJ), professora da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, mediadora do CEDERJ/UERJ e participante do GRPesq "Redes educativas, currículos, imagens e sons", coordenado por Nilda Alves.

Maria do Carmo de Morais Mata Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Bolsista FAPERJ CEDERJ/UERJ

Pedagoga(UFRJ), Mestra e doutoranda em Educação (ProPEd/UERJ), bolsista Faperj, professora mediadora do consórcio Cederj/UERJ.

Noale Toja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Bolsista FAPERJ

Doutoranda em Educação PROPEd/UERJ. Linha de Pesquisa “Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais” junto ao GRPesq Currículos, redes educativas, imagens e sons. Desenvolve projetos nas áreas das artes e tecnologias. Bolsa: FAPERJ. E-mail: noaletoja22@gmail.com.

References

ACNUR. Dados sobre refúgio. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/ Acesso em: 07 ago. 2019.

ALVES, Nilda. Redes educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Organização de Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos et al. Textos selecionados do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino realizado na UFMG, no período de 20 a 23 de abril de 2010. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ALVES, Nilda. Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente – o caso do cinema suas imagens e sons. Financiamentos CNPq, FAPERJ e UERJ, 2012-2015. (Projeto de Pesquisa).

ALVES, Nilda; FILÉ, Valter; VARGAS, Maria Jacintha. Tecnologias, imagens, sons e currículos nos cotidianos. Currículo Sem Fronteiras, v.7, n.2, Jul/Dez 2007.

ANDRADE, Carlos Drummond de. José. 1942. In: MARCELLO, Carolina. Poema “E agora, José?” de Carlos Drummond de Andrade. Seção “Literatura / Poesia”. Disponível em: 135

<https://www.culturagenial.com/poema-e-agora-jose-carlos-drummond-de-andrade/>. Acesso em: 25 Out. 2018.

BERGER, Jonh. Modos de ver. Rio de Janeiro. Ed. Rocco, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – artes de fazer – 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

D’ANGELO, Helô. Em novo documentário, Ai Weiwei mostra drama de refugiados em 23 países. Revista Cult. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/ai-weiwei-human-flow/>. 19 out. 2017. Acesso em: 15 mar. 2020.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Personagens conceituais. In DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. V.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

GUERÓN, Rodrigo. Da imagem ao clichê do clichê à imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: FAPERJ, Nau editora, 2011.

HUMAN FLOW: não existe lar se não há para onde ir. Direção: Ai Weiwei. Alemanha, 2017, colorido, documentário,140 min. (Filme)

MADEIRO, Carlos. Com maior seca em décadas, Nordeste revive era de êxodo e fuga do campo. Uol Notícias. 16 mai. 2012. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/05/16/com-maior-seca-em-decadas-nordeste-revive-era-de-exodo-e-fuga-do-campo.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 15 mar. 2020.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. – São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. São Paulo: Alfaguara, 2007.

MENEZES, Lená de Medeiros. Sobre tempo, conceitos e representações: imigrantes, estrangeiros e refugiados. In: SARMIENTO, Érica; ARAÚJO, Rafael; SARDENBERG, Helenice (orgs). Deslocamentos contemporâneos nas Américas: novos desafios e discussões teóricas (século XX a atualidade). Rio de Janeiro: Estudos Americanos, 2019.

MOREIRA, Alberto da Silva. Religião, migração e mobilidade humana (org). Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2017.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. 1. ed. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 47-70.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SCHURMANS, Fabrice. A representação do migrante clandestino no cinema contemporâneo: efeitos e cenas de fronteira. Revista Crítica de Ciências Sociais. [Online], n. 105. 03 Dez. 2014. Disponível em: http://rccs.revues.org/5814. Acesso em 12 Out. 2017.

Published

2020-07-01

How to Cite

Brandão, R. S. R., Rodrigues, M. do C. de M. M., & Toja, N. (2020). Migrar é preciso: as questões ambientais e as migrações na produção de um curta em um curso de pedagogia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 86–106. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11114

Issue

Section

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)