RAP como Educação para a Resistência e (Re)existência

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.10986

Keywords:

Rap, Arte-educação, Resistência

Abstract

Ao longo deste artigo, expomos algumas reflexões produzidas no contexto de um estágio voltado a pensar a relação entre Psicologia e Políticas Públicas. O propósito era refletir sobre modos alternativos de ocupação e experimentação do espaço público e de intervenção política tomando como referencial processos de educação não formais. Para isso, como recorte, tomamos como “objeto” o Rap nacional. A partir de uma análise sustentada nas abordagens foucaultiana e decolonial, buscamos compreender tanto a trajetória do Rap quanto as nuances que o compõem as suas letras e as intervenções de seus representantes (os rappers). O resultado nos conduziu para uma compreensão do Rap como importante instrumento de arte-educação que tem sido responsável por produzir dinâmicas formas de mobilização, conscientização e intervenção político-social.

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Author Biographies

Esmael Alves de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do curso de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGAS/UFMS). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2007); Especialização em Antropologia -UFAM (2008); Mestrado em Antropologia Social - PPGAS/UFAM (2009); Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGAS/UFSC (2014), com estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Pesquisador vinculado ao Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS) junto ao Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs) - 2018/2019. Áreas de interesse: Antropologia Urbana, Cinema/Imagens, Antropologia do Corpo e da Saúde, Gênero e Sexualidade.

Conrado Neves Sathler, Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD

Possui graduação em Formação de Psicólogo / Bacharel em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1987), mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa (1998) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Grande Dourados e realizou estágio de pós-doutoramento em Educação na Universidade São Francisco - Itatiba - SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Modos de produção de Subjetividade, Análise do Discurso, Psicanálise, Ensino em Saúde e Psicopatologia.

Roberto Chaparro Lopes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

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Published

2020-07-01

How to Cite

Oliveira, E. A. de, Sathler, C. N., & Lopes, R. C. (2020). RAP como Educação para a Resistência e (Re)existência. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 388–410. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.10986

Issue

Section

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)