A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo

Autores

  • Ana Paula Dos Santos Rivaroli Instituto Federal sul-Riograndense
  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal Sul-riograndense

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7022

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Educação ambiental, Ecosofia

Resumo

As incertezas do mundo contemporâneo nos provocam a produzir outras maneiras de pensar, atuar e sentir o mundo. A realidade é complexa e suas forças tendem a evidenciar, com o capitalismo neoliberal, uma prevalência do consumo e do econômico em prol da alteridade. Nesse sentido, entendemos que é necessário questionar e criar outras possibilidades de pensar a Educação Ambiental (EA). Desejamos realizar este desafio a partir desta escrita, problematizando o conceito de Ecosofia, de Félix Guattari, que articula as Três Ecologias (ambiental, social e mental). Acreditamos que esse conceito pode potencializar a tarefa da EA e a necessidade que dela se faz para atentarmos ao nosso cotidiano e ao mundo em que vivemos. The contemporary world’s uncertainties provoke us to produce other ways of thinking, acting and feeling the world. The reality is complex and its strengths tend to evidence, as the liberal capitalism, a prevalence of the consumerism and the economics in favor of otherness. In this sense, we understand that is necessary to question and create other possibilities of thinking the environmental education (EE). We wish to accomplish this challenge from this writing, problematizing the concept of Ecosophy, from Felix Guatari, that articulates the Three Ecologies (environmental, social and mental). We believe that this concept can potentiate the task of EE and the need of it is made to attempt to our daily life and the word we live in. Las inseguridades del mundo contemporáneo nos mueven a producir otros modos de pensar, actuar y sentir el mundo. La realidad es compleja y sus fuerzas tienden a evidenciar, con el capitalismo neoliberal, una prevalencia del consumo y de lo económico en pro de la alteridad. En este sentido, entendemos que es necesario cuestionar y crear otras posibilidades de pensar en la Educación Ambiental (EA). Este desafío deseamos realizar a partir de esta escrita, problematizando el concepto de Ecosofía de Félix Guattari, que articula las Tres Ecologías (ambiental, social y la mental). Creemos que ese concepto puede potencializar la tarea de EA y la necesidad que de ella se hace que miremos para nuestro cotidiano y el mundo en que vivimos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Dos Santos Rivaroli, Instituto Federal sul-Riograndense

Técnica em Química pelo Instituto Federal Sul-riograndense, Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Suficiente em Citotecnologia pela Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC).

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal Sul-riograndense

Graduada em Ciências Habilitação Em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas UCPel(1983). Especialista em Educação pela UCPel (1994). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2005). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul), Campus Pelotas.

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Publicado

2017-09-02

Como Citar

Rivaroli, A. P. D. S., & Albernaz, R. M. (2017). A educação ambiental e a proposta Ecosófica. Uma micropolítica no cenário contemporâneo. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(2), 173–189. https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7022

Edição

Seção

Artigos