Percepção de discentes do ensino médio da cidade de Itapetim (PE) sobre meio ambiente

Átila Bruno De Moraes Almeida, Joedla Rodrigues De Lima

Resumo


O trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental de discentes do ensino médio em uma Escola Estadual no semiárido pernambucano. Aplicou-se um questionário semiestruturado contendo cinquenta questões distribuídas em três dimensões, D1 – Resíduos Sólidos, D2 – Recursos Hídricos, e D3 – Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola. Cada questão continha cinco alternativas, sendo ‘1’ a reposta mais negativa e ‘5’ a mais positiva. As alternativas ‘3’ e ‘4’ obtiveram 46,36% das respostas, apontando atitude conflitante por parte dos alunos, com tendência negativa. Os discentes demonstraram um interesse maior e conhecimento mais aprofundado sobre a importância da coleta seletiva, a economia de água e a importância da arborização da cidade.

El trabajo tuvo como objetivo realizar un diagnóstico de la percepción ambiental de los discentes de la enseñanza media en una Escuela Estadual del semiárido pernambucano. Se aplicó un cuestionario semiestructurado que contenía cincuenta cuestiones distribuidas en tres dimensiones, D1 - Residuos Sólidos, D2 - Recursos Hídricos, y D3 - Medio Ambiente y Sostenibilidad en la Escuela. Cada cuestión contenía cinco alternativas, siendo '1' la respuesta más negativa y '5' la más positiva. Las alternativas '3' y '4' obtuvieron el 46,36% de las respuestas, apuntando actitud conflictiva por parte de los alumnos, con un sesgo más negativo. Los discursos demostraron un interés mayor y conocimiento más profundo sobre la importancia de la recolección selectiva, destacaron la economía de agua y la importancia de la arborización de la ciudad.

The objective of this study was to make a diagnosis of the environmental perception of secondary school students in a State School of the semi - arid region of Pernambuco. A semi - structured questionnaire containing fifty questions distributed in three dimensions was applied, D1 - Solid Waste, D2 - Water Resources, and D3 - Environment and Sustainability in the School. Each question contained five alternatives, with '1' being the most negative and '5' being the most positive. Alternatives '3' and '4' obtained 46.36% of the answers, indicating a conflictive attitude on the part of the students, however, with a bias negative. The discourses showed a greater interest and deeper knowledge about the importance of the selective collection, the water economy and the importance of the arborization of the city.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Escola Pública; Semiárido.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.6948

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