A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire

Autores

  • Thiago Ingrassia Pereira

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6896

Palavras-chave:

“Saber de experiência feito”, Ciência, Paulo Freire

Resumo

Este artigo revisita o tema do “saber de experiência feito” a partir do debate teórico entre ciência e senso comum. Assume o pressuposto de que o conhecimento científico é tributário do saber popular e que, por isso, na formação escolar construímos superações, não rupturas com esse saber originário de nossa experiência social. A perspectiva freireana é posta em diálogo com uma sociologia da vida cotidiana, nos termos de Martins. Os argumentos apresentados estão situados em uma investigação sociológica e pedagógica “artesanal”, na qual o cotidiano é tomado como referência para o entendimento dos processos educativos que (per)passam os espaços formais de ensino. Assim, valorizar e “partir” do conhecimento da experiência não significa “ficar” nele, uma vez que dicotomizar teoria e prática apenas reforça estereótipos e preconceitos.

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Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira

Doutor em Educação pela UFRGS. Professor da área de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes Práxis-Licenciaturas (Bolsa FNDE).

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Pereira, T. I. (2017). A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 112–125. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6896