O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos

Autores

  • Carlos RS Machado
  • Tainara F Machado

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893

Palavras-chave:

Paulo Freire, Diálogo e Conflito, Injustiças e Desigualdades

Resumo

A hipótese deste trabalho é que o tema dos conflitos não apenas está presente nas reflexões de Paulo Freire, mas é a “outra face” do diálogo, embora aquele seja esquecido em muitas reflexões que se apoiam nesse autor. O conflito emerge quando os “debaixo” mobilizam-se contra situações de opressão, desigualdade e injustiça perpetradas pelos opressores; então, se é possível o diálogo entre os desiguais e os diferentes, contra os antagônicos o que há é o conflito.

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Biografia do Autor

Carlos RS Machado

Pesquisador do CNPq (projeto Universal, 2014-2017), professor do Instituto de Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, membro do Observatório dos Conflitos do extremo Sul do Brasil e este do Uruguai na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Tainara F Machado

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), sob orientação da Prof. Dra Maria Clara Fischer, bolsista CAPES (2015-2017); e, colaboradora do Observatório dos Conflitos do extremo Sul do Brasil e “este” do Uruguai e, do grupo de pesquisa Formação de adultos para e no trabalho associado: atividades de trabalho, profissão e biografias.

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Machado, C. R., & Machado, T. F. (2017). O lobo (o opressor) em pele de cordeiro entre nós (os desiguais e diferentes): Os conflitos em Paulo Freire como contribuição aos processos educativos e produtivos. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 60–78. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6893