Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da área<br>Environmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area

Autores

  • Samara Thays Moreira Müller Departamento de Ciências Exatas, Naturais, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos - Araras.
  • Camila Martins Universidade de São Paulo
  • Vlamir José Rocha Universidade Federal de São Carlos - campus Araras - Departamento de Ciências Exatas, Naturais, Educação e Sociedade.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5673

Palavras-chave:

Conservação do Cerrado, Fauna Silvestre, Educação ambiental crítica.

Resumo

A presente pesquisa procurou compreender as percepções dos funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga em relação aos fragmentos de Cerrado presentes na área e à fauna a ele associada, em uma perspectiva de educação ambiental crítica. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem qualitativa com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados indicam uma dicotomia no conhecimento, já que enquanto algumas pessoas, por conta de suas atividades profissionais rotineiras, tem contato e vasta experiência em relação ao bioma, muitos não têm nenhum tipo de conhecimento sobre os fragmentos de vegetação nativa. Esta lacuna de conhecimento está diretamente conectada às atitudes que as pessoas têm em relação ao Cerrado: a maioria dos participantes relatou não sentir nenhum tipo de vínculo com este bioma, ressaltando a importância do desenvolvimento de ações educativas em uma perspectiva de educação ambiental crítica para a transformação da interação entre as pessoas e esta área natural.

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Biografia do Autor

Samara Thays Moreira Müller, Departamento de Ciências Exatas, Naturais, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos - Araras.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e Mestra em Conservação da Fauna pelo Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - Universidade Federal de São Carlos/ Fundação Parque Zoológico de São Paulo).

Camila Martins, Universidade de São Paulo

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos (campus São Carlos) e Mestra em Conservação da Fauna (Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna - Universidade Federal de São Carlos/ Fundação Parque Zoológico de São Paulo), a qual desenvolveu pesquisas em uma perspectiva de educação ambiental crítica em zoológicos. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, modalidade Ensino de Biologia (PIEC - USP). Faz parte do Laboratório de Educação Ambiental e Formação de Educadores do Departamento de Zoologia da Universidade de São Paulo (IB - USP).

Vlamir José Rocha, Universidade Federal de São Carlos - campus Araras - Departamento de Ciências Exatas, Naturais, Educação e Sociedade.

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor em zoologia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos - campus Araras - Departamento de Ciências Exatas, Naturais, Educação e Sociedade.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Moreira Müller, S. T., Martins, C., & Rocha, V. J. (2016). Percepção ambiental de funcionários da Academia da Força Aérea de Pirassununga (SP) sobre os remanescentes de Cerrado da área<br>Environmental perception of staff of the Air Force Academy in Pirassununga (SP) of the remaining Cerrado area. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 193–208. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5673

Edição

Seção

Artigos