Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas

Autores

  • Ana do Carmo Goulart Gonçalves
  • Cleuza Maria Sobral Dias
  • Maria Renata Alonso Mota

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4856

Palavras-chave:

Pesquisas em Educação - Pós-Estruturalismo.

Resumo

O presente artigo intenta discorrer acerca da vertente Pós-Estruturalista e, sobretudo, realizar algumas aproximações com o campo da Educação Ambiental (EA). Para subsidiar a escrita, utilizamos como referencial teórico, autores como: Foucault (2010, 2011 e 2012), Guattari (1990), Henning (2012 e 2013) e Veiga-Neto (2011). Organizamos, para tanto, em um primeiro momento, algumas questões concernentes à perspectiva pós-estruturalista, com o objetivo não só de situá-la, mas, antes, de dar visibilidade a sua contribuição no que tange às pesquisas em educação. Após, traremos a EA como uma ferramenta potente para pensarmos a crise ambiental instalada na atualidade e assim, junto com os autores, ensaiarmos algumas possibilidades de provocar o pensamento, de balançar as certezas que nos movimentam, de desestabilizar as afirmações genéricas que encontram consonância no biocentrismo e no antropocentrismo como formas únicas de se relacionar com o mundo.

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Biografia do Autor

Ana do Carmo Goulart Gonçalves

Doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG.

Cleuza Maria Sobral Dias

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS; Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; .

Maria Renata Alonso Mota

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE.

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Publicado

2014-12-16

Como Citar

Gonçalves, A. do C. G., Dias, C. M. S., & Mota, M. R. A. (2014). Pós-Estruturalismo e Educação Ambiental: aproximações inusitadas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 149–164. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4856