A moral ambiental em crianças Quilombolas

Autores

  • Juliana Berg Universidade Estadual do Centro Oeste. Campus Irati, PR
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4427

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Moral, Quilombola.

Resumo

O presente trabalho busca a reflexão sobre a compreensão moral ambiental em crianças quilombolas, baseada na obra do autor construtivista Jean Piaget, considerando a percepção ambiental como parte da conexão existente entre a formação do juízo moral dessas crianças e os valores quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Berg, Universidade Estadual do Centro Oeste. Campus Irati, PR

Mestranda, pesquisadora do Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Campus Irati, PR.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, PR.

Profª. Doutora, pesquisadora do Colegiado do Departamento de Educação. Programa de Pós Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava, Pr.

Referências

ABRAMOVAY, M. Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Brasília: UNESCO, 2003.

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: UNESCO, INEP, Observatório de Violências nas Escolas, 2006.

BRASIL, Casa Civil. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Dispõe sobre Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Brasília: 1988.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. Programa Brasil Quilombola. Brasília: 2004.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente - MMA. Diretoria de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental. Brasília: 2005.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Brasília: 2013.

BRASIL. MEC - Ministério da Educação. SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Saberes e fazeres, v.3: modos de interagir / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

BRASIL. MEC - Ministério da Educação. SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Saberes e fazeres, v.2: modos de sentir / coordenação do projeto Ana Paula Brandão. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

BRASIL. MEC - Ministério da Educação. SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Saberes e fazeres, v.1: modos de ver / coordenação do projeto Ana Paula Bran¬dão. - Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.

DEVAL, Juan. Introdução à Prática do Método Clínico, descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LA TAILLE, Yves de. Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

____________. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

MOSER, Gabriel. Psicologia Ambiental no Novo Milênio: Integrando a dinâmica cultural e a dimensão temporal. In Eda Tassara (Org.) Panoramas interdisciplinares para uma Psicologia Ambiental do Urbano. (pg. 189-210). São Paulo: EDUC, FAPESP, 2001.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Educando para as Relações Étnico-Raciais II. Curitiba: SEED – Pr, 2008.

PARRAT-DAYAN S. A Teoria de Piaget sobre a causalidade. In: MORENO, M.; SASTRE, G.; BOVET, M.; LEAL, A. Conhecimento e mudança os modelos organizadores do conhecimento. Campinas: Moderna, 2000.

PARÉ, M. L.; OLIVEIRA, L. P.; VELLOSO A. D. A Educação Para Quilombolas: Experiências de São Miguel Dos Pretos em Restinga Seca (Rs) e da Comunidade Kalunga do Engenho Ii (Go). Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 215-232, maio/ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 10 de junho de 2013.

PIAGET, Jean. O julgamento moral da criança. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1932.

____________. Cinco Estudos de Educação Moral... |et al| organizador Lino de Macedo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

____________. Epistemologia Genética e Pesquisa Psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

SILVA, Beatriz Caetanna. A construção da (in) visibilidade da infância quilombola: o papel do Estado e do movimento social. 2011. 158pg. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal.

TUAN, Yi-Fu; Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.

VASCONCELOS, M.S. A criança e o conhecimento. Assis-SP (UNESP), mimeo, 1997.

VEIGA, José Eli. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

VESTENA, Carla Luciane Blum. Piaget e a Questão Ambiental: sujeito epistêmico, diagnóstico e considerações educacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010

__________. Sensibilização ambiental: Um Diagnóstico na Bacia do Rio Belém, Curitiba – Pr, a partir da Percepção de Alunos do Ensino Fundamental. 2003. 177pg. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

Berg, J., & Vestena, C. L. B. (2014). A moral ambiental em crianças Quilombolas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 4–15. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4427

Edição

Seção

Artigos