Abordagem dos conceitos de redução, reutilização e reciclagem de resíduos com crianças de 5 anos em um CEMEI no município de São Carlos-SP
Approach the concepts of reducing reusing and recycling waste with children 5 years in a CEMEI in São Carlos City

Roseli Cristina Manzini, Carolina Buso Dornfeld, Giselle Caetano Alvarez, Silvana Gonzales Joaquim Mira, Marcia Aparecida Poli, Camila Bonelli de Milano

Resumo


O objetivo deste trabalho foi identificar os principais aspectos dos conceitos relacionados ao lixo, presentes nas concepções de crianças de 5 anos de um CEMEI. Após interação, verificar quais as mudanças ocorridas, tanto conceituais como atitudinais. Foram utilizados diferenciados recursos: palestra oferecida aos familiares, confecção de brinquedos e jogos usando materiais recicláveis, fantoches que dialogaram com as crianças e receitas com cascas de frutas. Iniciou-se a composteira, que era visitada duas vezes por semana, para que observassem a decomposição. Os resultados foram observados durante a execução do projeto, nas atividades de “roda de conversas”, nas quais os alunos narravam acontecimentos do dia-a-dia, e assim, pôde-se considerar que as crianças conseguiram assimilar os conceitos trabalhados o que os auxiliará na mudança de suas atitudes.

Palavras-chave


educação infantil; educação ambiental; 3Rs

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4362

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