Percepção ambiental de macrófitas aquáticas e impactos ambientais por estudantes da região metropolitana do Recife, PE<BR>Perception of environmental macrophytes aquatic environmental impacts by students of metropolitan area Recife, PE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v31i1.4350Palavras-chave:
Educação ambiental, Plantas aquáticas, PoluiçãoResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar como os estudantes de ensino médio da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco veem as macrófitas aquáticas e os impactos ambientais observados na comunidade onde moram. A partir de questionário semi-estruturado aplicado em 2011, observou-se que 60% dos estudantes afirmam ter visto macrófitas, mas apenas 27% destes sabiam nomeá-las. A poluição é apontada como principal impacto causado, principalmente, pelos moradores, mas com co-responsabilidade da escola e do poder público. As macrófitas aquáticas são pouco conhecidas e a proposta de usá-las como ferramenta de análise de percepção ambiental para este público não apresentou resultados satisfatórios. Contudo, constatou-se que os estudantes foram capazes de estabelecer relações entre causa e conseqüência, principalmente quando referentes aos impactos ambientais são os vivenciados por eles no cotidiano.Downloads
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