A poética da educação ambiental <BR> The poetics of environmental education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.4013Palavras-chave:
Meio ambiente, cultura, educaçãoResumo
O artigo propõe a utilização de objetos de arte (a literatura, por exemplo) como veículos de informação e sensibilização para a pesquisa em educação socioambiental. São sugeridos três caminhos de pesquisa, a partir da análise de textos literários. 1. As artes literárias como registros históricos das relações dos homens com os espaços de (con)vivência no Brasil. 2. Obras de arte como denúncias da exploração socioambiental, bem como da leniência na resolução de problemas relativos ao meio ambiente. 3. Cultura popular como manifesto de resistência dos representantes de localidades periféricas aos centros urbanos no país: a preservação das culturas minoritárias.Downloads
Referências
CÂNDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2009.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. José Laurênio de Melo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1979. (Perspectivas do Homem, v.42)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P.& ILLICH, Ivan. “Diálogo”. In: Seminario Invitación A Concientizar y
Desescolarizar: Conversación permamente. Buenos Aires: Búsqueda-Celadec, 1975.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paul: EdUSP, 2008.