Educação ambiental a partir da valorização da cultura regional do estado do Pará <BR> Environmental education based on the value of regional culture of Pará state
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3980Palavras-chave:
Educação ambiental, Histórias em Quadrinhos, ConcepçõesResumo
Este trabalho teve como objetivo identificar as concepções da Educação Ambiental e os elementos presentes nas histórias em quadrinhos de A Turma do Açaí, produzidos por Pinheiro (2013), estes utilizados como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e instrumentos de resgate e valorização da cultura paraense. As concepções utilizadas foram: educação ambiental conservadora, que possui como principal característica a proteção ao meio natural; educação ambiental pragmática, que apresenta como característica a mudança de comportamento individual; e educação ambiental crítica, que substitui a mudança de comportamento individual pela coletiva e formação de atitudes ecológicas, todas essas concepções propostas por Silva & Campina (2011). Após análise das histórias, foi constatado o predomínio da educação ambiental conservadora em detrimento à pragmática e crítica.Downloads
Referências
AMORIM, Celeste Dias. CESTARI, Luiz Artur dos Santos Cestari. Discursos ambientalistas no campo educacional. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 4-22, Janeiro/Junho, 2013.
ARAÙJO, Gustavo da Cunha; COSTA, Maurício Alves da; COSTA, Evânio Bezerra. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A Margem – Estudos, v. 1, n.2, p.26-36, 2008.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como Cultura. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRUNDTLAND, Gro Harlem. Our Common Future. The World Commission on Environment and Development. Oxford University, Oxford University Press, 1987.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. O Ambiental como valor substantivo: uma reflexão sobre a identidade da educação ambiental. In: SAUVÉ, L.; ORELLANA, I.; SATO, M. Textos escolhidos em educação ambiental: de uma América à outra. Montreal: Publications ERE-UQAM, 2002. p.85-90.
_________________. As transformações na esfera pública e a ação ecológica: educação e política em tempos de crise da modernidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp. 308-315. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a09v11n32.pdf Acesso em: 26 de Setembro de 2013.
CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes; HAGE, Salomão Antônio Murrafej. Amazônia: a necessidade da construção de políticas e práticas educacionais inter/multiculturais. Revista Nera, v. 14, n. 18, p, 79-105, 2011.
CRESPO, S. Educar para a sustentabilidade: a educação ambiental no programa da Agenda 21. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V. H. L. Tendências da Educação Ambiental Brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 211-225.
FEARNSIDE, Philip M. Desmatamento na Amazônia Brasileira: história, índices e consequências. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 113-123, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOVRETO, José Alberto. Origem das histórias em quadrinhos. Salto para o Futuro, v. 21, n. 1, p. 10-14, 2011.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. Histórias em quadrinhos: um recurso de aprendizagem (introdução). Salto para o Futuro, v. 21, n. 1, p. 5-9, 2011.
IARED, Valéria Ghisloti. OLIVEIRA, Haydée Torres de. Coexistência de diferentes tendências em análises de concepções de educação ambiental. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG. ISSN 1517-1256, v. 27, Julho/Dezembro, 2011.
MARPICA, N. S. As questões em livros didáticos de diferentes disciplinas da quinta série do ensino fundamental. 169f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
MARTINS, M. B.; PRAXEDES, C. L.; MIRANDA-SANTOS, R.; SILVA, A. Azevedo R.; COSTA, J. E. A Amazônia está mudando. Ciência Hoje, v. 40, n. 239, p. 38-43, 2007.
MELLO, C. M. Trilhando diferentes caminhos na educação ambiental: as concepções de educação ambiental do programa do Núcleo Santa Virgínia e agentes sociais envolvidos, 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MENDES, Regina.; VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educ. rev. [online]. 2009, vol.25, n.3, pp. 395-411. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v25n3/19.pdf. Acesso em: 26 de Setembro de 2013.
PAES-LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
PINHEIRO, Rosinaldo. Revista de Educação Ambiental: Resíduos Sólidos Urbanos. 2013.
PRESSER, Alexandra Teixeira de Rosso. SCHLÖGL, Larissa. Histórias em quadrinhos enquanto meio de comunicação eficaz. Razón y Palabra. n, 83. Junio – Agosto, 2013.
SANTO, Eliane Ramos Espírito; SANTOS, Rozilda Ribeiro. Contribuições das histórias em quadrinho de Chico Bento para a Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 28, 2012.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M. e CARVALHO, I.C.M. (orgs.) Educação ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
____________. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, Aug. 2005. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/ a12v31n2.pdf>. Acesso: 26 set. 2013.
SILVA, Rosana Louro Ferreira da. CAMPINA, Nilva Nunes. Concepções de educação ambiental na mídia e em práticas escolares: contribuições de uma tipologia. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 6, n. 1 – p. 29-46, 2011.
SORRENTINO, Marcos. De Tbilisi a Thessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: CASCINO, F.; JACOBI, P.; OLIVEIRA, J. F. (Org.). Educação, Meio Ambiente e Cidadania: reflexões e experiências. Secretaria de Estado do Meio Ambiente/Coordenadoria de Educação Ambiental. São Paulo: 1998. p. 27-32.
_____________; TRAJBER, Rachel; MENDONCA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luís Antônio. Educação ambiental como política pública. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.2, pp. 285-299. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a10v31n2.pdf. Acesso em: 26 de Setembro de 2013.
VIEIRA, I. C. G.; SILVA, J. M. C.; TOLEDO, P. M. Estratégias para evitar a perda da biodiversidade na Amazônia. Estudos Avançados, v. 19, n. 54, p. 153-164, 2005.
USAID. US Agency for International Devolpment. Conserving biodiversity in the Amazon Basin: context and opportunities for USAID. Natural Resources Information Clearinghouse, 2005.