EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UM PROCESSO ACELERADO DE EXPANSÃO

Autores

  • Rogério Paiva Castro Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato/CE.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3852

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Fundamental Brasileiro, Acesso.

Resumo

A problemática da Educação Ambiental não constitui um tema recente nos estabelecimentos de ensino fundamental, no entanto, os esforços para a implantação concreta de programas, diretrizes e sugestões com o propósito de incentivá-la ou promovê-la têm sido mínimos. Desde os anos 90 do século passado o Brasil vem tomando iniciativas que atualmente ganham força na agenda pública. Um registro comprobatório disso é o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), lançado no início do atual governo federal. Contudo, a fim de caracterizar e implementar políticas e programas específicos ao setor, faz-se necessário produzir insumos inerentes ao estado da arte da Educação Ambiental no ensino brasileiro. Em outra vertente, é preciso estabelecer um processo abrangente e sistemático de avaliação do acesso, dos conteúdos, da qualidade e dos resultados finais da Educação Ambiental. Baseado no relatório publicado pelo INEP em 2006 - sobre a Educação Ambiental no Brasil - este artigo pretende contribuir para a avaliação quanto ao acesso.

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Biografia do Autor

Rogério Paiva Castro, Universidade Regional do Cariri, URCA, Crato/CE.

Professor licenciado em Letras e pós-graduado para o Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco - UCB - RJ.

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Castro, R. P. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO: UM PROCESSO ACELERADO DE EXPANSÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3852